Conecte-se conosco

África do Sul

Por que J-Bay saiu do calendário da WSL?

Jornalista sul-africano explica os motivos que levaram J-Bay a ficar fora do calendário do Championship Tour em 2024.

Publicado

em

J-Bay, Jeffreys Bay, África do Sul, WSL, World Surf League, Circuito Mundial de Surf. Foto: Divulgação WSL

    J-Bay está fora do calendário do Championship Tour da WSL em 2024. Foto: Divulgação WSL

Nesta quarta-feira, a World Surf League (WSL) anunciou o calendário do Championship Tour em 2024, e a saída de J-Bay, na África do Sul, foi uma das novidades mais lamentadas pelos amantes do esporte.

Segundo o jornalista identificado como “Spike”, em texto publicado pelo site sul-africano Wavescape, a falta de apoio financeiro seria o principal motivo da ausência das perfeitas direitas sul-africanas no calendário da Liga para o próximo ano.

“Fontes próximas ao assunto afirmam que a etapa teve um déficit significativo em 2023, e que a renda total prevista para 2024 indica uma perda similar no próximo ano”, cita o autor Spike.

Apesar do apoio financeiro de alguns patrocinadores, do município de Kouga e da Eastern Cape Parks and Tourism, o investimento necessário não foi disponibilizado e a WSL foi forçada a tomar uma decisão muito desconfortável e dolorosa.

O autor do texto escreveu ainda que, “na Austrália, os governos estaduais estão se esforçando ao máximo para sediar mais eventos da WSL em uma programação já congestionada de eventos no País, porque eles reconhecem o impacto positivo disso na economia local, com uma grande injeção econômica quando milhares de visitantes locais, estaduais e estrangeiros vão para a uma cidade por 10 dias”.

Para Spike, a saída da etapa em J-Bay é uma catástrofe para a comunidade de local, bem como para Eastern Cape. “Os meses magros de inverno normalmente recebem uma injeção maciça de dinheiro do turismo de surf em julho, a maior parte vinda do evento, que sustenta todos até as férias de verão”.

As brigas e rivalidades políticas na África do Sul também podem ter contribuído para isso.”Eles veem uma mina de ouro, mas se não podem se beneficiar, destroem o projeto para que ninguém possa se beneficiar”, disse uma fonte ao autor do texto.

Ainda de acordo com Spike, há uma pequena esperança para 2025, com bastante tempo para planejar uma estratégia que conquiste o tipo de apoio que o evento precisa.

Fonte: Wavescape

Continue Lendo
Clique para comentar

Deixe uma Resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Bombando

Você não pode copiar conteúdos deste site.