Conecte-se conosco

França

Por que Hossegor faz falta ao Tour da WSL

Swell bomba em Hossegor, tradicional praia francesa que não recebe uma etapa da elite mundial da WSL desde 2019.

Publicado

em

Quando os canudos do beach break de Hossegor, na França, dão as caras, o espetáculo é garantido. E foi assim na última quarta-feira (27), como podemos ver neste vídeo de um canal francês de surfe.

Nesta semana, a região de Landes – que abriga ainda picos tradicionais como Capbreton e Seignosse – recebe o The Quiksilver Festival, um evento especial organizado pelo ex-Top da elite mundial Jeremy Flores. Foram convidados nomes como o campeão mundial Adriano de Souza e o australiano Mikey Wright, que aparece no vídeo acima dando um show nos cilindros.

Os beach breaks da região costumam oferecer muitos tubos e ondas manobráveis para os dois lados, fazendo a festa do crowd. As praias mais famosas são La Graviere, Les Culs Nus, Le Penon e Seignosse. Logo ao lado está Capbreton, outro pico que também funciona em grande estilo.

A costa sudoeste francesa saiu de cena na divisão de elite mundial da World Surf League (WSL) depois de 2019. Na última edição da prova pelo Championship Tour, o local Jeremy Flores conquistou a sua última vitória no Circuito no quintal de casa, onde venceu pela primeira e única vez na carreira. A final foi contra o brasileiro Italo Ferreira, que acabou conquistando o título mundial no fim daquele ano.

Em 2021, Hossegor voltou a receber uma competição importante da WSL, dessa vez no Challenger Series, a divisão de acesso do Circuito Mundial, mas o país novamente saiu do calendário mundial no ano seguinte.

Foi em Hossegor que o fenômeno Gabriel Medina conquistou a sua primeira vitória como integrante da elite mundial, logo na sua etapa de estreia, em 2011. Ele voltou a vencer a etapa em 2015 e 2017.

Outros brasileiros que já fizeram a festa nas ondas de Hossegor foram os irmãos Teco e Neco Padaratz, em 1994 e 2002, respectivamente.

Fabio Gouveia, em 1991, Ricardo Tatuí, em 1994, e Victor Ribas, em 1995, também já saíram vitoriosos da França na divisão de elite do Circuito Mundial, mas em outra praias – Fabinho e Tatuí venceram em Biarritz, enquanto Vitinho subiu ao topo do pódio na praia de Lacanau.

Continue Lendo
Clique para comentar

Deixe uma Resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

França

Promessas do surfe brasileiro participam de surf camp na França

Surf camp internacional da Red Bull reúne as promessas do surfe brasileiro Arthur Vilar, Pablo Gabriel e Aléxia Monteiro.

Publicado

em

Por

Promessas do surfe brasileiro Arthur Vilar Aléxia Monteiro e Pablo Gabriel participam de surf camp da Red Bull junto com Adriano de Souza e outros ícones do surfe na França. Foto: Arthur Vilar

Promessas do surfe brasileiro Arthur Vilar Aléxia Monteiro e Pablo Gabriel participam de surf camp da Red Bull junto com Adriano de Souza e outros ícones do surfe na França. Foto: Arthur Vilar

As promessas do surfe brasileiro Arthur Vilar, Pablo Gabriel e Alexia Monteiro participam do Red Bull Rising, evento especial para um seleto grupo de convidados que acontece na costa sudoeste da França.

Siga o nosso canal no WhatsApp e ative as notificações para receber as notícias!

O surf camp teve início no último 15 e vai até a sexta-feira (20), nos picos da região de Hossegor e Capbreton, e com participações de três estrelas do esporte: o campeão mundial Adriano de Souza e os Tops da elite mundial e atletas olímpicos Kanoa Igarashi, do Japão, e Leo Fioravanti, da Itália.

Arthur Vilar recebeu o convite depois de vencer a seletiva brasileira do Red Bull Rising em Saquarema (RJ), enquanto Pablo Gabriel foi o melhor em uma seletiva latinoa-americana promovida em Florianópolis (SC). Já Alexia levou a melhor nos dois eventos.

Além dos brasileiros, a lista de convidados reúnes outros talentos como os australianos Caden Francis, Local Cullen e Milla Brown, o mexicano Lucas Cassity, os norte-americanos Merrik Mochkatel (Havaí) e Eden Walla, os espanhóis Hans Odriozola e Annette Etxabari, o português Matias Canhoto, o britânico Lukas Skinner, a francesa Tya Zebrowski e Tommaso Layson, de Barbados.

Durante o Red Bull Rising, a nova geração tem a oportunidade de aprimorar a técnica e adqurir conhecimento através de conselhos e palestras dos ícones do esporte. Os grommets também desfruturam de sessões de surfe ao lado de Leo Fioravanti e Kanoa Igarashi. Por ter sofrido uma lesão no joelho recentemente na França, Adriano de Souza não pôde ir pra água.

Continue Lendo

Competições

Jeremy Flores e Michel Bourez vencem o The Quiksilver Festival

Jeremy Flores e Michel Bourez fazem a festa no The Quiksilver Festival, evento especial para convidados disputado em Hossegor, França.

Publicado

em

Por

The Quiksilver Festival 2023, Les Culs Nus, Hossegor, França, Landes. Foto: Ben Potier

The Quiksilver Festival é abençoado por ótimas ondas na região de Landes, França. Foto: Ben Potier

Com direito a muitos tubos e algumas notas 10, terminou no último sábado, em Hossegor, na França, o The Quiksilver Festival, evento especial disputado por duplas convidadas. Em uma batalha eletrizante, os ex-Tops da elite mundial Jeremy Flores e Michel Bourez levaram a melhor por uma diferença de apenas 15 centésimos para Joan Duru e Marc Lacomare.

Organizada por Jeremy, a competição reuniu 13 duplas, incluindo uma com o ex-campeões mundiais CJ Hobgood e Adriano de Souza, que acabou substituído por Patrick Beven depois de sofrer uma lesão no joelho no terceiro dia.

Recuperado de uma outra lesão sofrida no fim de agosto, no Four Seasons Maldives Surfing Champions, nas Maldivas, Adriano se machucou depois de mandar um floater no buraco na praia de Les Culs Nus e ter sua prancha partida ao meio, lesionando o colateral medial do joelho direito. A previsão de recuperação é de um mês.

The Quiksilver Festival 2023, Les Culs Nus, Hossegor, França, Landes. Foto: Marie Pfisterer

Michel Bourez e Jeremy Flores vencem a competição disputada no formato de duplas. Foto: Marie Pfisterer

Ainda no terceiro dia (sexta-feira) – que reuniu as categorias ‘Melhor Combinação’ e ‘Melhor Manobra’, Jeremy Flores e Marc Lacomare levantaram a plateia com dois tubos premiados com nota 10 pelos juízes. Jeremy ainda completou a onda com uma rasgada na saída do tubo e mais alguns turns no inside, enquanto Lacomare acertou uma paulada de backside no crítico depois de completar o seu canudo na direita. Por essas performances, cada um levou um relógio avaliado em US$ 5 mil. O basco Aritz Aranburu também chegou perto com 9.33 em um tubo perfeito seguido por uma manobra na junção.

Quem também destruiu durante todo o evento foi o havaiano Clay Marzo, com apresentações de altíssimo nível.

Jeremy Flores, The Quiksilver Festival 2023, Les Culs Nus, Hossegor, França, Landes. Foto: Ben Potier

Jeremy Flores completa tubo nota 10 em Les Culs Nus. Foto: Ben Potier

No sábado, o diretor de prova Miky Picon – ex-integrante da elite mundial – surpreendeu os competidores. Em vez de finalizar a competição com duas sessões da categoria ‘Melhor Aéreo e Tubo’, anunciou o Desafio de Biquilhas.

Classificado para as Olimpíadas pelo ISA Games, o mexicano Alan Cleland roubou a cena pela manhã. Destaque também para Joan Duru e Marc Lacomare, que arrepiaram as ondas francesas e chegaram muito perto de Michel Bourez e Jeremy Flores, que vinham liderando toda a prova.

O ex-Top australiano Josh Kerr fez uma nota 10. Josh teve como parceira a sua filha, a talentosa Sierra, que também foi muito aplaudida pelo público. Outros que mandaram bem no dia final foram Mikey Wright, Noa Deane, Vasco Ribeiro, CJ Hobgood e Jeremy Flores.

The Quiksilver Festival 2023, Les Culs Nus, Hossegor, França, Landes. Foto: Ben Potier

Marc Lacomare passeia pelo cilindro para também arrancar nota 10 dos juízes. Foto: Ben Potier

Resultado final do The Quiksilver Festival

1 Time 1 – Michel Bourez/Jeremy Flores: 92.14
2 Time 11 – Joan Duru/Marc Lacomare: 91.99
3 Time 13 – Al Cleland/Clay Marzo: 82.92
4 Time 7 – Josh Kerr/Sierra Kerr: 82.20
5 Time 4 – Aritz Aranburu/Vasco Ribeiro: 79.49
6 Time 5 – CJ Hobgood/Adriano de Souza** (Patrick Beven): 64.82
7 Time 8 – Maud Le Car/Sam Piter: 63.49
8 Time 10 – Coco Ho/Mason Ho: 62.34
9 Time 6 – Shane Dorian/Jackson Dorian: 61.32
10 Time 2 – Noa Deane/Balaram Stack: 60.97
11 Time 3 – Kael Walsh/Mikey Wright: 54.17
12 Time 9 – Dimity Stoyle/Laura Enever: 46.07
13 Time 12 – Vahiné Fierro/Kauli Vaast: 21.33

*Time 12 abandonou a competição para se preparar para a etapa do Challenger Series em Portugal.
**Adriano de Souza sofreu uma lesão no joelho e foi substituído por Patrick Beven.

Continue Lendo

Competições

Adriano de Souza e CJ Hobgood surfam em dupla na França

Saiba como está a dupla de campeões mundiais formada por Adriano de Souza e CJ Hobgood em evento especial na França.

Publicado

em

Por

CJ Hobgood e Adriano de Souza, Hossegor, França, The Quiksilver Festival 2023. Foto: Divulgação AOS Mídia

CJ Hobgood e Adriano de Souza formam dupla no Quiksilver Festival em Hossegor, França. Foto: Divulgação AOS Mídia

O brasileiro Adriano de Souza e o norte-americano CJ Hobgood formam uma dupla de campeões mundiais em um evento especial que acontece nos beach breaks da costa sudoeste da França. O The Quiksilver Festival acontece esta semana e já teve quatro sessões na principal da categoria, composta por surfistas convidados de alto nível.

No momento, Adriano e CJ estão na quarta posição com o total de 38.19 pontos. A dupla que está na liderança é formada pelo local Jeremy Flores e o taitiano Michel Bourez, outro profundo conhecedor dos beach breaks franceses. Eles lideram o quadro de classificação com 51.20 pontos.

Ao todo, 13 duplas foram inscritas na competição, mas uma delas teve de abandonar o evento. Devido à etapa do Challenger Series que começa neste domingo (1º), em Ericeira, Portugal, os taitianos Kauli Vaast e Vahine Fierro se retiraram da prova com 21.33 pontos em apenas duas sessões disputadas. Kauli, inclusive, tinha uma nota 9.50 no somatório, dividindo o posto de maior nota de todo o evento com Michel Bourez.

Outros que se destacaram individualmente foram o havaiano Clay Marzo e o australiano Noa Deane, que arrancaram notas 9.16 e 8.13 dos juízes em suas melhores ondas.

Na dupla de Adriano de Souza e CJ Hobgoobd, a melhor nota foi um 7.00 do brasileiro logo na primeira sessão. Já CJ fez 6.80 na segunda apresentação.

Faltam mais quatro apresentações para o término da prova. As disputas continuam nesta sexta-feira, no beach break de Les Culs Nus, e terminam no sábado.

Quadro de classificação

1 Time 1 – Michel Bourez/Jeremy Flores: 51.20
2 Time 13 – Al Cleland/Clay Marzo: 45.89
3 Time 11 – Joan Duru/Marc Lacomare: 45.36
4 Time 5 – CJ Hobgood/Adriano de Souza: 38.19
5 Time 10 – Coco Ho/Mason Ho: 36.17
6 Time 4 – Aritz Aranburu/Vasco Ribeiro: 35.99
7 Time 6 – Shane Dorian/Jackson Dorian: 35.16
8 Time 7 – Josh Kerr/Sierra Kerr: 35.00
9 Time 8 – Maud Le Car/Sam Piter: 34.77
10 Time 2 – Noa Deane/Balaram Stack: 33.50
11 Time 3 – Kael Walsh/Mikey Wright: 28.12
12 Time 12 – Vahiné Fierro/Kauli Vaast: 21.33
13 Time 9 – Dimity Stoyle/Laura Enever: 20.90

*Time 12 abandonou a competição para se preparar para a etapa do Challenger Series em Portugal.

Veja os vídeos dos dois primeiros dias:

Primeiro episódio

Segundo episódio

Continue Lendo

Bombando

Você não pode copiar conteúdos deste site.