Conecte-se conosco

El Salvador

Máquina de ondas ligada em Las Flores

Fotógrafo e filmmaker brasileiro Douglas Cominski registra surf trip para as divertidas direitas de Las Flores, em El Salvador.

Publicado

em

O fotógrafo e filmmaker brasileiro Douglas Cominski foi para Las Flores, em El Salvador, e mostra um pouco de como é a região e, principalmente, as ondas de lá.

Acompanhado de um grupo de surfistas, Douglas saiu do Brasil na madrugada do dia 6 de outubro de 2022 e chegou por volta das 13 horas (horário local) em San Salvador, capital de El Salvador.

A viagem de carro do aeroporto da capital até Las Flores levou pouco mais de duas horas, pois havia um certo trânsito na estrada.

“Chegamos perto das 4 horas da tarde no Bungalows Las Flores, pousada dos nossos amigos brasileiros Rubens, Caue e Caco, e lugar onde ficamos os dez dias hospedados”, conta Douglas. “Só largamos as coisas no quarto, arrumamos a prancha e partimos para o surf no fim de tarde”, continua o filmmaker.

Las Flores é um dos melhores pointbreaks de El Salvador, Swell, Ondas, Olas, Waves, Surf, San Miguell. Foto: Ganso / El Salvador Surf City

Las Flores é um dos melhores pointbreaks de El Salvador. Foto: Ganso / El Salvador Surf City

A galera já chegou sendo recepcionada com boas ondas. E foi assim durante a trip na região de Las Flores.

“O pointbreak é uma máquina de ondas. Quando há swell, funciona em todas as marés. É claro que com a maré seca, a formação das ondas ficava ainda melhor”, explica Douglas.

O vídeo resume um pouco do que rolou por lá. “Gostariamos de fazer um agradecimento especial aos parceiros dessa trip, Edesio Lopes e André Bona, e também gostaríamos de agradecer à pousada por toda a hospitalidade, aos locais pela boa vibe e aos nossos apoiadores Truzz e Protetor Brazinco, por sempre nos protegerem do Sol em nossas viagens”, conclui o filmmaker.

Para conhecer melhor o trabalho de Douglas Cominski, visite o site Shotspot.com.br.

Sobre Las Flores

Las Flores em si é um paraíso. Uma praia digna da sua fama, composta pela largura das praias do leste, um fundo arenoso, e uma ponta formada por uma falésia de alta montanha e um rio que gera uma enseada. Sua onda percorre quase um quarto de quilômetro e contém trechos rápidos com tubos. Parece uma pista de skate. Uma onda que fascina especialistas, mas também atrai iniciantes.

Junto a esta praia, encontra-se El Cuco, uma pequena vila de pescadores que oferece um pequeno cais, postos com uma variedade de comidas da zona e um menu de mariscos único. Um ponto turístico popular para os miguelenses, uma grande variedade de hotéis pode ser encontrada, desde o máximo luxo até pousadas familiares. O acesso é muito simples, com linhas de ônibus e passeios turísticos.

Continue Lendo
1 Comentário

1 Comentário

  1. Antônio Taz

    03/10/2022 às 10:26

    Esse lugar é demais!! E ali do lado tem Punta Mango também. Clássicooooo

Deixe uma Resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Competições

Las Flores sedia decisão do ALAS Pro Tour

ALAS Pro Tour define campeões de três categorias com etapa inédita nas direitas de Las Flores, em El Salvador.

Publicado

em

Por

Las Flores, San Miguel, Surf City El Salvador. Foto: Divulgação

Las Flores recebe etapa inédita do ALAS Pro Tour 2022. Foto: Divulgação

Palco das principais competições internacionais de surf nos últimos anos, El Salvador será palco também da grande decisão do ALAS Pro Tour 2022, desta vez com uma etapa inédita nas perfeitas direitas de Las Flores, em San Miguel.

O Surf City El Salvador ALAS Pro Tour acontece entre os próximos dias 23 e 26 de novembro, com pontuação máxima de 6.000 pontos no ranking da Associação Latino-Americana de Surfistas Profissionais (ALAS).

As categorias em disputa serão Open masculina, Feminina, Longboard e Júnior (Sub-18). Além das batalhas pelos títulos continentais em três das categorias (exceto na Feminino, que terá mais uma etapa no Chile), o evento define dois classificados para a 19a edição dos Jogos Pan-Americanos, em Santiago, Chile, de 20 de outubro a 5 de novembro de 2023.

Las Flores, San Miguel, Surf City El Salvador. Foto: Divulgação

As ondas de Las Flores são procuradas por surfistas de todos os níveis. Foto: Divulgação

Mais de 300 atletas são esperados em Las Flores. “A nossa equipe de turismo está se preparando”, diz a ministra de turismo Morena Valdez. “Temos 30 bons lugares para surfar e temos 4 picos de nível internacional. Las Flores é a única região que se pode usar para aprender, para surfistas intermediários, e, claro, para os surfistas profissionais”, conclui Morena.

A praia de Las Flores é um dos melhores picos de surf de El Salvador e um dos principais destinos do projeto Surf City El Salvador. Recentemente, o presidente Nayib Bukele anunciou um investimento de mais de US$ 80 milhões para melhorar a infraestrutura da área costeira próxima à praia de Las Flores.

Graças às suas excelentes ondas, à capacidade de organização e ao envolvimento do Governo do Presidente Nayib Bukele através do projeto emblemático Surf City, El Salvador foi mais uma vez designado pela ALAS Pro Tour Association para organizar um dos circuitos deste campeonato internacional.

Veja também

El Zonte, a praia do Bitcoin, ganha investimento milionário

ISA Games retorna a El Salvador em 2023

El Salvador confirmado no Tour da WSL em 2023

Continue Lendo

Competições

ISA World Surfing Games retorna a El Salvador em 2023

International Surfing Association (ISA) anuncia nova edição do ISA World Surfing Games em El Tunco, El Salvador, em 2023.

Publicado

em

Por

El Sunzal, El Tunco, El Salvador. Foto: Divulgação ISA / Surf City

ISA Games volta a El SAlvador em 2023. Foto: Divulgação ISA / Surf City

A International Surfing Association (ISA) anunciou o retorno do ISA World Surfing Games a El Salvador em 2023. A competição, que foi disputada no país da América Central em 2021, novamente fará parte do processo de qualificação olímpica, dessa vez para os Jogos Olímpicos de Paris 2024.

O Surf City El Salvador ISA World Surfing tem data marcada para 30 de maio a 7 junho. Dois dias depois, de 9 a 18 de junho, El Salvador receberá a sétima etapa do Championship Tour 2023, a divisão de elite da World Surf League (WSL).

Assim como em 2021, o ISA Games terá como palcos as praias de El Sunzal e La Bocana, em El Tunco. Os quatro surfistas mais bem classificados por continente em cada gênero (masculino / feminino) poderão disputar as Olimpíadas de 2024.

ISA, International Surfing Association, Ceremony, Cerimônia das areias, El Salvador, El Tunco, La Bocana, El Sunzal. Foto: Divulgação

Competição é sempre um espetáculo nas areias dos países anfitriões. Foto: Divulgação

Além de duas edições do ISA Games (2021 e 2023) e duas edições do Championship Tour da WSL (2022 e 2023), El Salvador tem recebido outros eventos de grande porte como o ISA Stand Up Paddle em 2019 e o ISA Júnior em 2022.

Para Nayib Bukele, presidente de El Salvador, a parceria com a ISA é mais um passo no projeto para estabelecer o País como um dos principais destinos de surf. “Surf é liberdade. O mundo precisa de liberdade, provavelmente mais do que em qualquer outro momento da nossa vida. Por isso, será uma grande honra fazer parte de sua promoção e celebração mais uma vez. Agradecemos à ISA e seu presidente, Fernando Aguerre, por nos incluir. El Salvador sempre será o lar de quem deseja difundir a cultura e os valores do surf”, falou Bukele.

Quem também celebra a parceria é Fernando Aguerre, presidente da ISA. “El Salvador continua se solidificando como parte essencial do caminho para o Surf Olímpico. Somos gratos ao presidente Bukele e à ministra Morena Valdez por compreenderem a missão da ISA, mas também por seu forte compromisso com o surf. Estamos felizes em continuar a expandir e fortalecer essa parceria e mostrar ao mundo que El Salvador é um destino de surf digno dos melhores eventos e surfistas do mundo. Nossos surfistas e equipes de todo o mundo adoram e apreciam a beleza de El Salvador, a calorosa hospitalidade e as excelentes ondas. Estamos ansiosos para voltar no próximo ano como parte do nosso remo para um mundo melhor através do surf”, falou Aguerre.

Teahupoo, Tahiti, Polinésia Francesa, Circuito Mundial de Surf, World Surf League, WSL. Foto: Divulgação WSL

Jogos Olímpicos de Paris 2024 terão as batalhas de surf em Teahupoo, Polinésia Francesa. Foto: Divulgação WSL

Saiba mais sobre a ordem hierárquica de qualificação para os Jogos Olímpicos de 2024:

1 2023 World Surf League (WSL) Championship Tour: Primeiros 10 homens elegíveis e 8 primeiras mulheres elegíveis.

2 ISA World Surfing Games 2023: 4 homens e 4 mulheres selecionados com base em seu continente. Surfista elegível com o melhor resultado de cada gênero da África, Ásia, Europa e Oceania.

3 Jogos Pan-Americanos de 2023: Primeiro homem elegível e primeira mulher elegível nas competições de surf.

4 ISA World Surfing Games 2024: Primeiros 5 homens elegíveis e 7 primeiras mulheres elegíveis.

5 ISA World Surfing Games 2024: As equipes vencedoras por gênero qualificarão 1 lugar para seu respectivo país/NOC, independentemente do limite de cota de 2 por país.

6 Jogos Mundiais de Surf da ISA 2022: As equipes vencedoras por gênero qualificarão 1 lugar para seu respectivo país/NOC, independentemente do limite de cota de 2 por país.

7 Vaga da nação anfitriã: Uma vaga para homem e uma mulher será garantida para a nação anfitriã da França, a menos que já esteja preenchida pelas hierarquias acima. Caso os atletas da França se classifiquem regularmente, suas vagas serão realocadas para os surfistas qualificados com classificação mais alta dos Jogos Mundiais de Surf de 2024.

8 Universality Place: Pela primeira vez, um lugar por gênero será disponibilizado aos comitês olímpicos nacionais elegíveis. Uma consideração especial será dada à natureza da onda em Teahupoo em termos de critérios de elegibilidade para esses locais. Caso não haja surfistas qualificados nesta categoria, essas vagas serão realocadas para os surfistas elegíveis mais bem classificados dos Jogos Mundiais de Surf de 2024. O processo completo e os critérios de seleção para esses lugares serão comunicados posteriormente pelo COI.

A ISA trabalhará com o COI e a Solidariedade Olímpica para organizar campos de treinamento específicos no Taiti antes dos Jogos para fornecer aos surfistas qualificados e potencialmente qualificados a oportunidade de maximizar sua experiência na onda em Teahupoo.

Continue Lendo

Competições

El Salvador e Saquarema confirmados no Tour da WSL em 2023

Com El Salvador e Saquarema (RJ) confirmados, World Surf League (WSL) divulga calendário do Championship Tour 2023.

Publicado

em

Por

Surf City El Salvador Pro 2022, Punta Roca, La Libertad, WSL, World Surf League, Circuito Mundial de Surf 2022. Foto: WSL / Thiago Diz

El Salvador é mantido no calendário da World Surf League. Foto: WSL / Thiago Diz

Com El Salvador e Saquarema (RJ) mantidos no calendário, a World Surf League (WSL) anunciou as etapas do Championship Tour 2023, divisão de elite do Circuito Mundial da Liga. O Circuito será o primeiro critério de classificação para os Jogos Olímpicos de 2024, cujas batalhas de surfe terão como palco os tubos de Teahupoo, na Polinésia Francesa.

O Tour de 2023 terá poucas novidades, e a principal delas é o retorno da piscina de ondas, o Surf Ranch, em Lemoore, Califórnia (EUA).

Nos três anos em que fez parte do Circuito (2018, 2019 e 2021), a competição foi dominada por brasileiros, com Gabriel Medina levando as duas primeiras edições e Filipe Toledo ficando com o título na última. Nas três ocasiões, os dois atletas ocuparam os dois primeiros lugares no evento.

Oi Rio Pro 2022, Praia de Itaúna, Saquarema, Rio de Janeiro, RJ, WSL, World Surf League, Circuito Mundial de Surf 2022. Foto: WSL / Thiago Diz

Praia de Itaúna, em Saquarema, mais uma vez recebe o show dos Tops da elite mundial. Foto: WSL / Thiago Diz

Se por um lado o Surf Ranch está de volta, a Indonésia está de saída. A etapa em G-Land foi a única que saiu do calendário.

A abertura segue em Pipeline, e a sequência de etapas é praticamente a mesma: Sunset (Havaí), Portugal, Bells Beach (Austrália) e Margaret River (Austrália). Ao término da perna australiana, a WSL voltará a reduzir o número de atletas de 36 para 24 na categoria masculina e de 18 para 12 na feminina.

Na sequência, a única novidade da temporada: a volta do Surf Ranch, em Lemoore. A partir daí, a ordem segue a mesma: El Salvador, Saquarema, Jeffreys Bay e Teahupoo, última etapa classificatória para a WSL Finals. Assim como nos dois últimos anos, o título mundial será decidido em setembro, nas ondas de Lower Trestles, Califórnia (EUA), com os cinco melhores da categoria masculina e os cinco melhores da feminina.

Calendário do Championship Tour 2023 da WSL

– Billabong Pro Pipeline (Hawaii): 29 de janeiro a 10 fevereiro
– Hurley Pro Sunset Beach (Hawaii): 12 a 23 de fevereiro
– MEO Portugal Pro (Portugal): 8 a 16 de março
– Rip Curl Pro Bells Beach (Victoria, Austrália): 4 a 14 de abril
– Margaret River Pro (Western Australia): 20 a 30 de abril

Corte no meio da temporada: 36 homens e 18 mulheres reduzem para 24 homens e 12 mulheres.

– Surf Ranch Pro (EUA): 27 e 28 de maio
– Surf City El Salvador Pro presented by Corona (El Salvador): 9 a 18 de junho
– Rio Pro presented by Corona (Brasil): 23 de junho a 1º de julho
– Corona Open J-Bay (África do Sul): 13 a 22 de julho
– SHISEIDO Tahiti Pro (Polinésia Francesa): 11 a 20 de agosto

WSL Final 5 decide os campeões mundiais das categorias masculina e feminina

Rip Curl WSL Finals (Lower Trestles, EUA): 7 a 15 de setembro

Fonte: AOS Mídia

Continue Lendo

Bombando

Você não pode copiar conteúdos deste site.