Conecte-se conosco

Bahia

Davi Silva e Júlia Santos vencem etapa do Brasil Surf Tour em Itacaré

Local Davi Silva e paulista Júlia Santos levam a melhor na terceira etapa do Brasil Surf Tour 2022, em Itacaré.

Publicado

em

Júlia Santos, Brasil Surf Tour 2022, Praia da Tiririca, Itacaré, Bahia. Foto: Fabriciano Júnior / BST

Júlia Santos faz a festa na terceira etapa do Brasil Surf Tour 2022, Itacaré. Foto: Fabriciano Júnior / BST

O local Davi Silva foi o grande vencedor da terceira etapa do Brasil Surf Tour 2022, finalizada no último sábado (12), na praia da Tiririca, em Itacaré (BA).

Na grande decisão, o baiano venceu o paraibano José Francisco, que representa o estado de Santa Catarina, o conterrâneo Daniel Matos e o paraibano Gustavo Henrique.

“Não tive condições de correr as outras etapas por falta de patrocínio. Mas me preparei muito para essa prova”, comemora Silva. “Creio que essa vitória não sirva de inspiração só pra mim, mas para todos os surfistas de Itacaré e da Bahia. Estou muito feliz”, continua o campeão.

Davi Silva, Brasil Surf Tour 2022, Praia da Tiririca, Itacaré, Bahia. Foto: Fabriciano Júnior / BST

Davi Silva decola rumo à vitória na praia da Tiririca. Foto: Fabriciano Júnior / BST

Entre as meninas, a paulista Júlia Santos levantou o caneco da terceira etapa do Brasil Surf Tour 2022. Os vencedores de cada categoria embolsaram uma premiação no valor de R$ 12 mil.

Na decisão feminina, Júlia mandou muito bem e completou dois aéreos para garantir a vitória. Agora ela está em segundo lugar no ranking do BST. A última etapa terá como palco a praia de Itamambuca, em Ubatuba (SP), entre os próximos dias 1º e 3 de dezembro. As inscrições já estão abertas.

As inscrições para a quarta e última do Brasil Surf Tour 2022 já estão abertas. O evento será em Ubatuba, na praia de Itamambuca, em São Paulo, de 1 a 3 de dezembro.

Para ver os resultados de todas as baterias, clique aqui. O Brasil Surf Tour tem o apoio do Banco do Brasil, Corona e Neutrox.

Resultados da terceira etapa do Brasil Surf Tour 2022

Masculino

1 Davi Silva (BA)
2 José Francisco (PB/SC)
3 Daniel Matos (BA)
4 Gustavo Henrique (PB)

Feminino

1 Júlia Santos (SP)
2 Monik Santos
3 Júlia Duarte (RJ)
4 Sol Carrion (BA)

Continue Lendo
Clique para comentar

Deixe uma Resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Bahia

Clínica de surfe feminino Coolture Life vai a Itacaré

Claudinha Gonçalves promove a clínica de surfe feminino Coolture Life em Itacaré (BA), no próximo mês de novembro.

Publicado

em

Por

Liderada por Claudinha Gonçalves, clínica de surfe feminino Coolture Life acontece em Itacaré (BA) no mês de novembro. Foto: Divulgação

Coolture Life acontece em Itacaré (BA) no mês de novembro. Foto: Divulgação

Uma das surfistas mais influentes do Brasil, Claudinha Gonçalves lançou o projeto Coolture Life, uma clínica de surfe feminino feita por mulheres e para mulheres de qualquer idade e nível de surfe. Depois de passar por Maldivas e Rio de Janeiro (RJ), o projeto segue para Itacaré (BA), que receberá surfistas de todo o País a partir de 15 de novembro.

Com vasta experiência em competições e trips de surfe ao redor do Planeta, Claudinha – auxiliada por sua equipe multidisciplinar 100% feminina – oferece às participantes a chance de aprimorarem seus desempenhos no surfe.

“Viver o surfe é uma energia que contagia e poder compartilhar isso com outras pessoas se torna mágico e traz a essência do surfe raiz. Essa é a intenção do Coolture Life: disseminar a verdadeira cultura do surfe entre mulheres.
 O surfe é inclusão, superação, estilo de vida e paixão. Lugar de mulher é onde ela quiser. O nosso lugar é no mar”, explica Claudinha Gonçalves.

Liderada por Claudinha Gonçalves, clínica de surfe feminino Coolture Life acontece em Itacaré (BA) no mês de novembro. Foto: Divulgação

Claudinha Gonçalves é a líder da clínica de surfe feminino. Foto: Divulgação

O Coolture Life em Itacaré terá duas datas: a primeira entre 15 e 18/11, e a segunda de 19 a 22 do mesmo mês. As participantes ficarão hospedadas na Casa Alice, no Condomínio Villas São José. O investimento por pessoa é de R$ 3.900, e os pacotes incluem traslados entre o aeroporto de Ilhéus e o hotel (ida e volta); carros SUV por todo o período com gasolina para locomoção por toda a região; hospedagem em quartos duplos (hidro); todas as refeições naturais diárias; coaching de Claudinha Gonçalves, através de análises diárias; equipe multidisciplinar Coolture Life à disposição; treinamento físico voltado para o surfe; captação profissional de fotos e vídeos.

A clínica oferece também algumas condições especiais para atletas da região. Para mais informações, visite o site oficial do projeto.

Liderada por Claudinha Gonçalves, clínica de surfe feminino Coolture Life acontece em Itacaré (BA) no mês de novembro. Foto: Divulgação

Claudinha em ação nas ondas de Itacaré. Foto: Divulgação

Continue Lendo

Bahia

Edgard Groggia e Silvana Lima vencem etapa do QS na Bahia

Em domingo de praia lotada na Bahia, Edgard Groggia e Silvana Lima fazem a festa no QS em Stella Maris.

Publicado

em

Edgard Groggia e Silvana Lima, Circuito Banco do Brasil de Surfe 2023, Praia de Stella Maris, Salvador, Bahia, QS, Qualifying Series, WSL, World Surf League. Foto: WSL / Smorigo

Edgard Groggia e Silvana Lima são os campeões da etapa do QS disputada na Bahia. Foto: WSL / Smorigo

A cearense Silvana Lima e o paulista Edgard Groggia conquistaram os títulos do Circuito Banco do Brasil de Surfe, na manhã do domingo de praia lotada em Stella Maris. Silvana festejou o bicampeonato em Salvador, na final com a peruana Melanie Giunta. Depois, Edgard ganhou do catarinense Mateus Herdy, que tinha acabado de bater os recordes do campeonato nas ondas de Stella Maris, nas semifinais. Silvana e Edgard venceram o primeiro QS 3000 das sete etapas da temporada 2023/2024 da World Surf League (WSL) South America, completadas na Bahia.

A próxima do Circuito Banco do Brasil de Surfe nas ondas de Maresias, de 14 a 17 de setembro em São Sebastião, litoral norte de São Paulo. Será a quarta do Circuito Banco do Brasil esse ano e vai decidir quem ganha os convites para competir no Corona Saquarema Pro apresentado por Banco do Brasil, que fecha o Challenger Series na semana de 14 a 21 de outubro na Praia de Itaúna. Serão premiados quem ficar em primeiro nos rankings masculino e feminino, computando os resultados das quatro etapas de Circuito Banco do Brasil de Surfe 2023. Tainá Hinckel e o campeão de 2022, Gabriel Klaussner, vão defender a liderança na Praia de Maresias.

Silvana Lima, Circuito Banco do Brasil de Surfe 2023, Praia de Stella Maris, Salvador, Bahia, QS, Qualifying Series, WSL, World Surf League. Foto: WSL / Smorigo

Silvana Lima festeja o bicampeonato na Praia de Stella Maris. Foto: WSL / Smorigo

“Nossa, estou sem acreditar, com essa galera toda vibrando na praia e foi como eu falei, quando estou na Bahia, me sinto em casa, com essa receptividade de todos aqui”, disse Silvana Lima, logo que chegou na arena do evento, após atravessar a praia lotada no domingo. “Estou muito feliz pela vitória, especialmente para o meu patrocinador, que é o patrocinador do evento. A presidenta (Tarciana Medeiros, do Banco do Brasil) está aqui, então fico mais orgulhosa ainda pelo trabalho bem feito”.

Edgard Groggia também ficou superfeliz pela sua primeira vitória em etapas do WSL Qualifying Series (QS) no Brasil. A outra da sua carreira foi no Equador, em 2021. “Um QS 3000 é muito importante pra mim. Comecei bem o Challenger Series esse ano (na Austrália), mas depois fiz três eventos ruins. Só que campeonato é assim e eu segui treinando bastante, principalmente mentalmente. Me sinto muito bem com minhas pranchas, estou surfando bem e estou muito feliz por ter ganhado esse campeonato aqui na Bahia”.

Edgard Groggia, Circuito Banco do Brasil de Surfe 2023, Praia de Stella Maris, Salvador, Bahia, QS, Qualifying Series, WSL, World Surf League. Foto: WSL / Smorigo

Edgard Groggia carregado pelo vice-campeão, Mateus Herdy, e Marcos Correa. Foto: WSL / Smorigo

PRIMEIRA DECISÃO – A final feminina foi a primeira a entrar no mar, na manhã do domingo de praia lotada em Stella Maris e com a presença do campeão mundial e medalhista olímpico, Italo Ferreira, um dos surfistas patrocinados pelo Banco do Brasil. E a sua companheira de equipe, Silvana Lima, abriu a bateria pegando uma onda no primeiro minuto e largou na frente com 5,17. A peruana Melanie Giunta tinha se destacado nas semifinal contra a líder dos rankings, Tainá Hinckel, então seguiu preferindo as esquerdas de Stella Maris, onde conseguiu uma nota 8,0 contra a catarinense.

O mar estava difícil, com grandes intervalos entre as séries e as condições já haviam mudado para a final. Mas, enquanto esperavam as próximas ondas, teve um show da Natureza com as baleias cruzando o mar em Stella Maris. Melanie Giunta pegou outra esquerda e assumiu a liderança com nota 4,10. Mas, Silvana Lima recuperou a ponta nas direitas, com uma série de manobras de frontside que valeram 5,27. Ela logo pega outra e troca o 5,17 por 5,80.

Melanie fica precisando de 6,97 para vencer e segue apostando nas esquerdas, só que Silvana segue aumentando a vantagem a cada onda. Ela troca o 5,27 por 6,00 e, quando Melanie Giunta conseguiu sua maior nota, 6,20, Silvana Lima respondeu com 7,50, para confirmar o bicampeonato nesta etapa do Circuito Banco do Brasil de Surfe em Stella Maris. Ela saiu carregada do mar, com a torcida vibrando bastante por mais uma vitória da melhor surfista do Brasil em todos os tempos.

Silvana Lima, Circuito Banco do Brasil de Surfe 2023, Praia de Stella Maris, Salvador, Bahia, QS, Qualifying Series, WSL, World Surf League. Foto: WSL / Smorigo

Silvana Lima conquista o bicampeonato surfando as direitas de Stella Maris. Foto: WSL / Smorigo

“Estou feliz demais. Dei um abração ali no Italo (Ferreira), porque ele falou que ia ser pé quente e foi mesmo. Então obrigado a ele por estar presente aqui e quero agradecer também essa torcida maravilhosa, que foi incrível”, vibrou Silvana Lima, que disputa o Challenger Series esse ano e estava competindo pela primeira vez na temporada 2023/2024 da WSL South America. “Foi mais uma vitória na Bahia e estou feliz demais com minha performance, com meu corpo em geral. A busca está grande por uma vaga nas Olimpíadas, que mudou minha carreira quando fui pro Japão. Então, meu foco principal é esse daqui pra frente”.

Antes da sua segunda vitória consecutiva no Circuito Banco do Brasil de Surfe na Bahia, Silvana Lima ganhou um confronto de gerações com a jovem catarinense Laura Raupp. Na segunda semifinal, a peruana Melanie Giunta, que já venceu uma etapa do Qualifying Series no Brasil, em 2018 em São Francisco do Sul (SC), derrotou uma das favoritas ao título, a recordista de nota e pontos nas ondas de Stella Maris, Tainá Hinckel. Melanie achou esquerdas mais longas e conseguiu uma nota 8,0 contra a catarinense. Só que na final, a condição já havia mudado.

“Na real, a Sil (Silvana Lima) sempre foi minha inspiração. Quando eu comecei a competir, foi a primeira que me acolheu, a gente viajava junto com a Mimi (Dominic Barona), então pra mim, fazer uma final com ela, foi um sonho”, disse Melanie Giunta. “Eu admiro muito ela e fico tranquila, por sei que dei meu melhor. Na real, esse ano tem sido bem difícil pra mim, não estava conseguindo surfar direito nos campeonatos e esse aqui mudou muito minha cabeça. Me motivou bastante esse resultado e agora estou pronta pra seguir com mais energia”.

Melanie Giunta, Circuito Banco do Brasil de Surfe 2023, Praia de Stella Maris, Salvador, Bahia, QS, Qualifying Series, WSL, World Surf League. Foto: WSL / Smorigo

Melanie Giunta mostra a potência do seu frontside nas esquerdas de Stella Maris. Foto: WSL / Smorigo

TÍTULO MASCULINO – A torcida que lotou Stella Maris no domingo, estava esperando um show de aéreos na final masculina. Nas semifinais, Mateus Herdy voltou a fazer três aéreos na mesma onda como no sábado, mas nessa recebeu a maior nota – 9,77 – da história do Circuito Banco do Brasil de Surfe, das três etapas de 2022 e das três deste ano. Nessa bateria com o novo líder do ranking do Circuito Banco do Brasil de Surfe 2023, Gabriel Klaussner, Mateus também fez o maior somatório nos 2 anos da etapa de Salvador, 16,77 pontos.

Foi também usando os aéreos, que Edgard Groggia ganhou o primeiro confronto de surfistas do Challenger Series no domingo, contra o capixaba Rafael Teixeira. O segundo foi na final com o Mateus e os dois vinham se destacando a cada dia, com suas variedades de aéreos nas direitas de Stella Maris. Mas, na decisão do título, Edgard detonou uma esquerda com uma série de manobras de backside usando a borda da prancha, para ganhar a primeira nota excelente da bateria, 8,17.

Mateus surfou as duas ondas computadas primeiro, liderando a bateria com notas 6,67 e 4,50. Até o Edgard pegar uma direita e somar 6,10, que depois trocou por 6,60 e abriu 8,11 pontos de vantagem nos 8 minutos finais. Mateus ficou arriscando os aéreos, porém sem conseguir completar as aterrissagens. Ele não conseguiu trocar suas primeiras notas e Edgard Groggia venceu por 14,77 a 11,77 pontos, o QS 3000 do Circuito Banco do Brasil de Surfe na Bahia.

Edgard Groggia e Mateus Herdy (ao fundo), Circuito Banco do Brasil de Surfe 2023, Praia de Stella Maris, Salvador, Bahia, QS, Qualifying Series, WSL, World Surf League. Foto: WSL / Smorigo

Edgard Groggia voa na final com Mateus Herdy na onda de trás. Foto: WSL / Smorigo

“Eu estou muito feliz, não só pela vitória, como também pelos pontos importantes no ranking. Eu competia aqui desde moleque, nos tempos de amador, então adoro esse lugar, essa energia. Estou junto com meus amigos, a Julia Santos, o Marquinhos Correa, o Alex Ribeiro e estou muito, muito feliz”, disse Edgard Groggia. “Eu não fui pra etapa do QS 5000 (em Saquarema) porque tava focado 100% no Challenger Series, então essa aqui é muito importante, de 3.000 pontos. E ganhar do Mateus (Herdy), que só vinha tirando notas altas, foi incrível. A gente é muito amigo e pena que não vieram tantas ondas pra gente poder dar um show, mas estou muito feliz”.

Mateus Herdy buscava a primeira vitória da sua carreira em etapas do Qualifying Series e não conseguiu, como já havia acontecido na etapa da Argentina. “O segundo lugar dói, mas é uma dor de boa. A gente está no pódio e espero ganhar um evento esse ano ainda. Eu sabia que a final já estava se encaminhando para ser eu e o Ed (Edgard Groggia). A gente vinha fazendo as maiores notas e até comentamos que, queria aquela final dando os aéreos pra galera discutir qual era o melhor. Eu acabei não voltando nos meus aéreos, mas vamos pros próximos. Estou focado em me classificar pro CT e espero conseguir esse ano”.

Mateus Herdy, Circuito Banco do Brasil de Surfe 2023, Praia de Stella Maris, Salvador, Bahia, QS, Qualifying Series, WSL, World Surf League. Foto: WSL / Smorigo

Mateus Herdy comanda o show de aéreos nas ondas de Stella Maris. Foto: WSL / Smorigo

IGUALDADE NA PREMIAÇÃO – As vitórias no Circuito Banco do Brasil de Surfe da Bahia, valeram a mesma premiação de 8.000 dólares para Silvana Lima e Edgard Groggia. A igualdade é um dos pilares deste evento e os vice-campeões, Melanie Giunta e Mateus Herdy, receberam 4.000 dólares. O resultado do primeiro QS 3000 da temporada 2023/2024 da WSL South America, provocou mudanças nos rankings e o novo líder é Mateus Herdy.

Os outros semifinalistas entraram no grupo dos 7 primeiros colocados no ranking, que se classificarão para o Challenger Series 2024, a divisão de acesso para a elite do World Surf League (WSL) Championship Tour (CT). O capixaba Rafael Teixeira subiu da nona para a quarta posição e o Gabriel Klaussner foi do 16.o para o 7.o lugar e assumiu a liderança no ranking do Circuito Banco do Brasil de Surfe. Ele foi o campeão no ano passado e pode ganhar outro convite para a etapa brasileira do Challenger Series em Saquarema.

Gabriel Klaussner, Circuito Banco do Brasil de Surfe 2023, Praia de Stella Maris, Salvador, Bahia, QS, Qualifying Series, WSL, World Surf League. Foto: WSL / Smorigo

Gabriel Klaussner volta ao topo do ranking do Circuito Banco do Brasil de Surfe. Foto: WSL / Smorigo

Na categoria feminina, a catarinense Tainá Hinckel segue na frente dos dois rankings. Assim como no ano passado, ela parou nas semifinais em Salvador, mas com os recordes femininos nas ondas de Stella Maris, nota 8,50 e 15,33 pontos conseguidos na sexta-feira. Já no ranking regional da WSL South America, que classifica três surfistas para o Challenger Series, a outra semifinalista, Laura Raupp, tirou o terceiro lugar da argentina Vera Jarisz. Com os 3.000 da vitória em sua primeira etapa na temporada 2023/2024, Silvana Lima já aparece em 12.o lugar.

O Circuito Banco do Brasil de Surfe 2023 é uma realização da WSL Latin America e esta terceira etapa, com status QS 3000 na Praia de Stella Maris, aconteceu com patrocínio do Banco do Brasil e apoio da Prefeitura Municipal de Salvador. A próxima etapa será nos dias 14 a 17 de junho na Praia de Maresias, em São Sebastião (SP), que também será transmitida ao vivo pelo perfil da @WSLBrasil no TikTok e pelo WorldSurfLeague.com e Aplicativo da WSL.

Italo Ferreira com os finalistas, Circuito Banco do Brasil de Surfe 2023, Praia de Stella Maris, Salvador, Bahia, QS, Qualifying Series, WSL, World Surf League. Foto: WSL / Smorigo

O campeão olímpico Italo Ferreira com os finalistas em Salvador. Foto: WSL / Smorigo

TAMO JUNTO NESSE GAME – O Circuito Banco do Brasil de Surfe foi uma das atrações do Festival “Tamo Junto Nesse Game” e a única das quatro modalidades olímpicas que rolou na Praia de Stella Maris. O Vôlei de Praia, Skate e Corrida de Rua, aconteceram no Centro de Convenções de Salvador, onde também foram realizadas as apresentações de grandes estrelas do skate, como Bob Burquinst, Augusto Akio, Raicca Ventura, Felipe Nunes, Rony Gomes, servindo como um esquenta para o Circuito Banco do Brasil de Skate, que vai estrear esse ano.

No Centro de Convenções de Salvador, o Festival “Tamo Junto Nesse Game” promovido pelo Banco do Brasil nessa semana, também teve ativações culturais, palestras e a Arena Gamer BB para os amantes dos eSports Free Fire, Just Dance Now e League Legends. Além disso, tiveram vários shows todas as noites e no sábado as atrações foram a cantora Dai e o grupo Afrocidade, com o TropKillaz fechando a programação musical no fim da tarde do domingo.

Edgard Groggia, Mateus Herdy, Melanie Giunta e Silvana Lima, Circuito Banco do Brasil de Surfe 2023, Praia de Stella Maris, Salvador, Bahia, QS, Qualifying Series, WSL, World Surf League. Foto: WSL / Smorigo

Edgard Groggia, Mateus Herdy, Melanie Giunta e Silvana Lima. Foto: WSL / Smorigo

RESULTADOS DO DOMINGO NO CIRCUITO BANCO DO BRASIL DE SURFE:

DECISÃO DO QS 3000 MASCULINO:
Campeão: Edgard Groggia (BRA) por 14,77 pts (8,17+6,60) – US$ 8.000 e 3.000 pts
2.o lugar: Mateus Herdy (BRA) com 11,17 pts (6,67+4,50) – US$ 4.000 e 2.340 pts

SEMIFINAIS – 3.o lugar com 1.825 pontos e US$ 2.000:
1.a: Mateus Herdy (BRA) 16,77 x 9,37 Gabriel Klaussner (BRA)
2.a: Edgard Groggia (BRA) 12,40 x 7,83 Rafael Teixeira (BRA)

DECISÃO DO QS 3000 FEMININO:
Bicampeã: Silvana Lima (BRA) por 13,50 pts (7,50+6,00) – US$ 8.000 e 3.000 pts
2.o lugar: Melanie Giunta (PER) com 10,30 pts (6,20+4,10) – US$ 4.000 e 2.340 pts

SEMIFINAIS – 3.o lugar com 1.825 pontos e US$ 2.000:
1.a: Silvana Lima (BRA) 9,60 x 7,87 Laura Raupp (BRA)
2.a: Melanie Giunta (PER) 14,00 x 10,50 Tainá Hinckel (BRA)

RANKINGS DO CIRCUITO BANCO DO BRASIL DE SURFE:

TOP-5 DA CATEGORIA MASCULINA – 3 etapas:
1.o: Gabriel Klaussner (SP) – 1.516 pontos
2.o: Mateus Herdy (SC) – 1.450
3.o: Cauã Costa (CE) – 1.350
4.o: Rafael Teixeira (ES) – 1.150
5.o: Ian Gouveia (PE) – 1.066

TOP-5 DA CATEGORIA FEMININA – 3 etapas:
1.a: Tainá Hinckel (SC) – 2.150 pontos
2.a: Laura Raupp (SC) – 2.000
3.a: Karol Ribeiro (RJ) – 1.445
4.a: Juliana dos Santos (CE) – 1.200
5.a: Sophia Medina (SP) – 1.150

RANKINGS SUL-AMERICANOS DA WSL SOUTH AMERICA:

TOP-10 DA CATEGORIA MASCULINA – 7 etapas:
1.o: Mateus Herdy (BRA) – 6.182 pontos
2.o: Ian Gouveia (BRA) – 5.200
3.o: Cauã Costa (BRA) – 5.055
4.o: Rafael Teixeira (BRA) – 4.402
5.o: Luel Felipe (BRA) – 4.100
6.o: Heitor Mueller (BRA) – 4.021
7.o: Gabriel Klaussner (BRA) – 3.575
8.o: Lucas Vicente (BRA) – 3.308
9.o: Rodrigo Saldanha (BRA) – 3.140
10.o: Nacho Gundesen (ARG) – 3.041

TOP-10 DA CATEGORIA FEMININA – 7 etapas:
1.a: Tainá Hinckel (BRA) – 8.125 pontos
2.a: Sophia Medina (BRA) – 6.645
3.a: Laura Raupp (BRA) – 6.265
4.a: Isabelle Nalu (BRA) – 4.837
5.a: Vera Jarisz (ARG) – 4.667
6.a: Kalea Gervasi (PER) – 3.871
7.a: Naire Marquez (BRA) – 3.728
8.a: Arena Rodriguez Vargas (PER) – 3.723
9.a: Melanie Giunta (PER) – 3.490
10.a: Karol Ribeiro (BRA) – 3.480

Para ver o ranking completo, visite a página da WSL. Veja mais notícias dos eventos da Liga em nossa página de competições.

Continue Lendo

Bahia

A maior onda já surfada na Bahia?

Free surfer Luciano Costa fala sobre onda incrível surfada no Banco de Antônio, a maior já registrada no litoral da Bahia.

Publicado

em

Por

Luciano Dubiba na maior onda já registrada na Bahia. Foto: Xande Guedes

Luciano Dubiba na maior onda já registrada na Bahia. Foto: Xande Guedes

O dia 27 de junho de 2021 foi marcante para muitos surfistas da Bahia, especialmente para Luciano Costa, o “Dubiba”, que pegou a maior onda já registrada até hoje no Estado. Na época, com 52 anos, ele foi abençoado com uma bomba impressionante no lendário pico do Banco de Santo Antônio. Para alguns especialistas, a “morra” chegou aos 18 a 20 pés (cerca de 6 metros de altura). A façanha de Dubiba, inclusive, colocou o atleta na disputa pelo Prêmio Brasileiro de Ondas Grandes.

Por muitas décadas, o Banco de Santo Antônio alimentou os sonhos dos surfistas mais fissurados de Salvador, mas foi pouquíssimas vezes desafiado devido à dificuldade com a logística para chegar e permanecer no pico, repleto de fortes correntezas e ondas potentes que quebram em diferentes direções. Surfistas mais audaciosos como Maurício Abubakir, Aloíso “Lôro” Melo e Hilton Issa já haviam tentado desafiar a bancada no passado, mas sem a estrutura necessária.

Em 2014, Luciano Dubiba fez a sua primeira investida na área, remando por quase dois quilômetros ao lado do amigo Gustavo Kombi, ambos sem auxílio algum de barco ou jet-ski. Na água também estavam Maurício Abubakir e Genauto França, com pranchas de paddleboard, Eloy Lorenzo e Afrânio Júnior, que foram de barco.

Desta vez, a situação foi diferente. Contando com uma estrutura mais adequada, e acompanhado de outros surfistas experientes, como Lapo Coutinho, Armando Daltro, Eloy Lorenzo e Jeferson Goés, Dubiba teve uma oportunidade melhor de desafiar as extremas condições proporcionadas por um forte swell de sudeste.

Luciano Dubiba Costa, Banco de Santo Antônio, Salvador, Bahia, Swell, Ondas Grandes, Ressaca, 2021, Inverno de 2014. Foto: Arquivo pessoal

Dubiba em sua primeira investida no Banco de Santo Antônio, em 2014. Foto: Arquivo pessoal

A onda do dia

Questionado sobre os obstáculos enfrentados na session, ele explica: “A primeira é a distância de quase 2km da costa. Existe também a forte correnteza, e as condições de maré podem mudar rapidamente, fazendo com que o surfista precise estar preparado para enfrentar adversidades”.

A onda do dia veio ao apagar das luzes. “Já quase no fim da sessão, estava fazendo dupla com Lapinho. Como já tínhamos avistado séries entrando lá fora, decidimos esperar a bomba, e foi o que aconteceu. Surgiu uma série de três ondas e Lapinho começou a me puxar ainda mais para o outside. Passamos as duas primeiras e ele virou na última, que realmente foi a maior do dia. A sensação foi de extrema gratidão e felicidade”, conta Dubiba.

O free surfer destacou também as performances na remada de Heloy Júnior, outro big rider casca-grossa que estava no Banco de Santo Antônio. “Para mim, Heloy é nível ET (extraterrestre). Com certeza é um dos melhores big riders do Planeta. A sintonia dele com o oceano é sobrenatural”, exalta Dubiba.

Luciano Dubiba, Swell no Farol de Itapuã, Salvador, Bahia. Foto: Jairo Flores

O free surfer em ação no Farol de Itapuã, uma das bancadas da região em que foi criado. Foto: Jairo Flores

Cria de Itapuã

Criado na Pedra do Sal, em Itapuã, e surfista desde os 10 anos, Luciano Dubiba desde cedo mostrava apetite por ondas mais cascudas. “Logo que eu comecei a surfar, o meu objetivo era pegar a maior onda do dia”, conta o baiano, que cresceu surfando ao lado de grandes nomes da modalidade que já frequentavam as bancadas de pedra de Itapuã e passavam temporadas de inverno no Havaí.

Dono de uma empresa que oferece serviço de transportes e turismo, a Lucky Tour, Dubiba sempre teve o surf como hobby. Um verdadeiro surfista de alma que sempre marcou presença nos dias de ondas pesadas e nunca se preocupou em se promover. Desconhecido por muitos, mas bastante respeitado e admirado por quem acompanha a sua fissura pelo esporte e atitude.

Em suas experiências internacionais, já esteve em lugares desafiadores como Pico Alto, no Peru, Jaws e Sunset, no Havaí, Puerto Escondido, no México, e Pichilemu, no Chile. Uma ótima bagagem.

Luciano Dubiba e Lapo Coutinho, Banco de Santo Antônio, Salvador, Bahia, Swell, Ondas Grandes, Ressaca, 2021, Inverno. Foto: @jsurf.bahia

Luciano Dubiba com o parceiro Lapo Coutinho, . Foto: @jsurf.bahia

Parceria de peso

No ano passado, com o retorno de Lapo Coutinho para Salvador (BA), depois de viver por anos em Maresias (SP), Dubiba ganhou um grande parceiro. Equipado com um jet, Lapinho passou treinar com o amigo e a planejar sessões como essa no Banco de Santo Antônio.

“Conheço Lapinho desde que nasceu. Devido à dedicação dele ao esporte, ao profissionalismo, e por ser muito tranquilo, tivemos uma grande afinidade e a partir daí conseguimos montar uma logística e estrutura para praticar tow-in, contando com bons equipamentos e muitas horas de treino”, conta o free surfer.

Luciano Dubiba conta que a busca pelos picos mais insanos não vai parar por aí. “Lapinho criou o projeto Bahia Surf Experience, e uma das nossas metas é descobrir novas bancadas que já estão traçadas no mapa”, revela Dubiba.

A parceria já foi inaugurada com chave de ouro. Agora é aguardar as cenas dos próximos capítulos. Com uma extensa costa, a Bahia tem potencial para apresentar outras bancadas preciosas nunca exploradas. O que será que vem por aí?

Veja mais imagens do Banco de Santo Antônio

Heloy Júnior, Banco de Santo Antônio, Salvador, Bahia, Swell, Ondas Grandes, Ressaca, 2021, Inverno. Foto: Xande Guedes

Para Dubiba, “Heloy Júnior é um ET”. Foto: Xande Guedes

 

Luciano Dubiba Costa, Banco de Santo Antônio, Salvador, Bahia, Swell, Ondas Grandes, Ressaca, 2021, Inverno. Foto: Xande Guedes

Luciano Dubiba em meio à imensidão do Banco de Santo Antônio. Foto: Xande Guedes

 

Luciano Dubiba Costa, Banco de Santo Antônio, Salvador, Bahia, Swell, Ondas Grandes, Ressaca, 2021, Inverno. Foto: Xande Guedes

Dubiba e a bomba do dia no Banco de Santo Antônio. Foto: Xande Guedes

 

Luciano Dubiba Costa, Banco de Santo Antônio, Salvador, Bahia, Swell, Ondas Grandes, Ressaca, 2021, Inverno. Foto: @_IcaroFotografias

A onda surfada na Bahia entrou no páreo pelo Prêmio Brasileiro de Ondas Grandes, na categoria Maior Onda. Foto: @_IcaroFotografias

 

Banco de Santo Antônio, Swell na Bahia, 2014, Salvador, Barra, Ondas Grandes. Foto: Jeferson Goés

Banco de Santo Antônio quebrando no swell de 2014. Foto: Jeferson Goés

Continue Lendo

Bombando

Você não pode copiar conteúdos deste site.