Michael Rodrigues aposta as suas últimas fichas para conseguir o retorno à elite mundial no Challenger Series deste ano. Foto: WSL / Daniel Smorigo
Ainda com boas chances de classificação ao Tour da World Surf League (WSL), Michael Rodrigues aposta as suas últimas fichas no Challenger Series. Nas oitavas de final, Michael terá uma batalha verde-amarela pela frente contra o jovem Heitor Mueller, de 19 anos. Se perder, o ex-Top da elite mundial ficará fora da briga por uma das vagas no Tour.
Siga o nosso canal no WhatsApp para receber as notícias!
Caso derrote Mueller, Michael ainda terá de avançar no mínimo mais uma bateria para continuar sonhando com o retorno à elite. Nas quartas, ele teria pela frente o vencedor do duelo entre o havaiano Eli Hanneman e o compatriota Miguel Pupo, ambos já garantidos no Tour de 2024.
Chegando às semifinais, Michael Rodrigues ultrapassaria Deivid Silva e o perdedor do confronto direto entre Samuel Pupo e Kade Matson, o que colocaria o cearense no mínimo em oitavo lugar no ranking do Challenger.
Vale ressaltar que, caso o perdedor seja Matson, Michael empataria com ele chegando às semifinais em Saquarema. Pelas regras de desempate da WSL, o brasileiro ficaria à frente do norte-americano no número de baterias vencidas na temporada excluindo o round de estreia – de acordo com as nossas contas.
Aí, a briga pela classificação seria com Jackson Baker, Mateus Herdy e Marco Mignot. Para ter a vaga confirmada sem precisar ir para a final, Michael dependeria de um dos seguintes cenários:
– Mateus Herdy não chegar às quartas
– Jackson Baker não chegar às semis
– Marco Mignot não ser finalista.
Michael precisa chegar no mínimo à semifinal para brigar pela vaga. Foto: WSL / Thiago Diz
Assim como no caso que citamos de Kade Matson, Michael empataria com Jackson Baker se chegar à semi e o australiano perder nas quartas, e, também de acordo com os cálculos da AOS Mídia, levaria vantagem no critério de desempate.
Se avançar à final, Michael teria a vaga confirmada sem depender de ninguém, pois Marco Mignot está em sua chave de baterias e não teria como ser finalista nesse caso.
Devido à previsão de ondas ruins na praia de Itaúna nesta quarta-feira, não haverá baterias no próximo dia da janela de espera do Challenger Series. A tendência é de o evento retornar na sexta-feira, mas o horário da próxima chamada será anunciado na tarde da quarta.
Veja abaixo os confrontos das oitavas de final do Challenger Series em Saquarema:
1 Jackson Baker (AUS) x Shion Crawford (HAV)
2 Mateus Herdy (BRA) x Mihimana Braye (TAH)
3 Crosby Colapinto (EUA) x Luke Thompson (AFR)
4 Imaikalani deVault (HAV) x Nacho Gundesen (ARG)
5 Michael Rodrigues (BRA) x Heitor Mueller (BRA)
6 Miguel Pupo (BRA) x Eli Hanneman (HAV)
7 Frederico Morais (POR) x Marco Mignot (FRA)
8 Kade Matson (EUA) x Samuel Pupo (BRA)
Veja também as chances matemáticas de Deivid Silva, Samuel Pupo e Mateus Herdy.