Kai Sallas e Soleil Errico são os novos campeões mundiais de longboard. Foto: WSL / Saguibo
A californiana Soleil Errico e o havaiano Kai Sallas se tornaram os novo campeões mundiais de longboard com as vitórias no Original Sprout Malibu Longboard Championships, apresentado pela Tractor Beverage Co., etapa de número 4 do World Surf League (WSL) Longboard Tour.
As ondas de meio a 1 metro com boa formação proporcionaram um cenário magnífico para os melhores longboarders do mundo competirem pelos títulos mundiais da modalidade.
Soleil Errico conquista o terceiro título mundial
Surfando em casa, Soleil Errico conquistou o histórico terceiro título mundial em seu pico local, Malibu. Errico ganhou seu primeiro título mundial em 2018, no Taiwan Open Longboard Championships. Na temporada passada, ela conquistou seu segundo título aqui em Malibu. Com a vitória de hoje, Errico agora se junta a uma lista seleta de campeões mundiais de Longboard da WSL, incluindo Honolua Blomfield (HAV), Taylor Jensen (EUA), Cori Schumacher (EUA), Rusty Keaulana (HAV), Joel Tudor (EUA) e Colin McPhillips (EUA).
“É tão incrível, este é o meu lar, e meu coração e alma estão aqui”, disse Errico. “Agradeço o apoio de todos. Tenho a melhor família de todas, é incrível. Não parece real. Foi um dia e um fim de semana muito longos. Foi estranho, a neblina meio que confundiu todo mundo, mas eu apenas tentei ficar mentalmente forte e confiar no processo. Estou muito feliz.”
Surfando em casa, no pico de Malibu, Soleil Errico fatura o seu terceiro título mundial. Foto: WSL / Saguibo
Soleil Errico entrou classificada em segundo lugar e teve que passar por Sophia Culhane (HAV) para chegar à final contra Kelis Kaleopa’a. A Final 1 começou com uma troca brilhante, com a vitória indo para Errico, que conquistou um 7,17 (de um máximo de 10). Errico usou sua prioridade na metade da bateria para ganhar um backup de 6,33 e forçar Kaleopa’a a precisar de um excelente 8,00. O oceano não ofereceu nada substancial para Kaleopa’a responder, e Errico abriu a final com 1×0.
Na Final 2, Errico começou do mesmo ponto e conquistou um 7,50 para ficar à frente de Kaleopa’a desde o início. Errico então adicionou um excelente 8,33 na metade da bateria. Com apenas alguns minutos restantes, Kaleopa’a saiu da situação de combinação ao ganhar um 7,17, mas ainda precisava de uma pontuação alta para assumir a liderança. Errico saiu vitoriosa da Final 2 e foi coroada campeã mundial de longboard de 2023 em casa pelo segundo ano consecutivo.
“Isso exigiu muito trabalho duro”, disse Errico. “Eu trabalhei muito. Quero dizer, é assim que as coisas são. Você precisa trabalhar duro para alcançar seus sonhos. Às vezes, você pode trabalhar o máximo que puder e não saber se vai acontecer, mas aconteceu. Quero agradecer minha mãe, meu pai e, é claro, CJ Nelson. Estou muito grata por ele estar ao meu lado e fazer parte dessa jornada comigo.”
Kai Sallas fatura o seu primeiro título mundial
A segunda-feira marcou o primeiro título mundial de Kai Sallas (HAV), depois de quase duas décadas de dedicação. Após um ano sensacional no WSL Longboard Tour de 2023, incluindo uma grande vitória em Bells Beach, Sallas entrou em Malibu como o segundo colocado. Ele conseguiu superar o britânico Ben Skinner no round 4 antes de enfrentar seu bom amigo e aprendiz, Kaniela Stewart (HAV), na final.
“Estou fazendo isso há tanto tempo, e tudo que posso dizer é ‘finalmente'”, disse Sallas. “Tenho tentado por mais de 20 anos, e adicionar meu nome a essa lista de campeões mundiais havaianos é um sonho que se tornou realidade. Estou muito orgulhoso. Quero agradecer à minha esposa e meus filhos. Eles sempre lidam com meu humor durante as competições e estão sempre aqui me apoiando. Eles vieram comigo para muitas das competições este ano, obrigado.”
Kaniela Stewart era o líder do ranking e chegou a vencer a primeira final, mas levou a virada de Kai Sallas. Foto: WSL / Pierucki
O primeiro dos três confrontos na grande final foi vencido por Stewart, que demonstrou estilo e elegância na prancha. Stewart acumulou uma pontuação de 15,77 e a vitória, apesar do 9,57 quase perfeito de Sallas. No entanto, Sallas revidou em seu segundo duelo, abrindo com duas pontuações-chave para pressionar Stewart. Stewart não conseguiu encontrar uma pontuação substancial para igualar Sallas, e o título mundial foi decidido em um terceiro e decisivo confronto.
A terceira final começou devagar, mas deu lugar a um espetáculo. Em uma troca consecutiva, Stewart conquistou um excelente 8,67 e Sallas um excelente 8,60. Sallas então assumiu a liderança com uma pontuação de backup de 6,83. A última tentativa de Stewart não foi suficiente, e Sallas foi confirmado como o campeão mundial de longboard de 2023.
“Estou ao lado do meu parceiro de treino aqui em casa (Stewart)”, disse Sallas. “Esse cara me inspira mais do que qualquer outro. Acredito que ele será o maior longboarder de todos os tempos, e estarei ao lado dele. Então, ganhar isso contra ele é melhor do que eu jamais sonhei.”
Kaleopa’a e Stewart, de Waikiki, terminam como vice-campeões mundiais
Kaleopa’a terminou o ano como vice-campeã mundial pelo segundo ano consecutivo. A competidora de 18 anos de Waikiki fez uma ótima temporada em 2023, com uma vitória em Huntington Beach e um segundo lugar em El Salvador, o que garantiu a liderança do ranking indo para Malibu. Agora, Kaleopa’a se prepara para buscar seu primeiro título mundial em 2024.
Stewart, um dos ícones da era moderna do longboard, demonstrou seu potencial de classe mundial a caminho de se tornar vice-campeão mundial pelo segundo ano consecutivo. Stewart chegou a Malibu como o primeiro colocado no ranking masculino após vencer em Huntington Beach e El Salvador nesta temporada. O competidor de Waikiki acabou perdendo para seu mentor e shaper, Sallas, na terceira e última Final, e agora busca fazer história por conta própria em 2024.
Resultados das finais femininas:
BATERIA 1: Soleil Errico (EUA) 13,50 x Kelis Kaleopaa (HAV) 7,73
BATERIA 2: Soleil Errico (EUA) 15,83 x Kelis Kaleopaa (HAV) 11,90
Resultados das finais masculinas:
BATERIA 1: Kaniela Stewart (HAV) 15,77 x Kai Sallas (HAV) 14,57
BATERIA 2: Kai Sallas (HAV) 14,93 x Kaniela Stewart (HAV) 11,10
BATERIA 3: Kai Sallas (HAV) 15,43 x Kaniela Stewart (HAV) 14,24
Kelis Kaleopaa entrou na grande final feminina, mas foi superada pela local Soleil Errico. Foto: WSL / Pierucki
Resultados da Bateria 4 Feminina: Soleil Errico (EUA) 14,66 x Sophia Culhane (HAV) 13,77
Resultados da Bateria 4 Masculina: Kai Sallas (HAV) 17,87 x Ben Skinner (GBR) 17,83
Resultados da Bateria 3 Feminina: Sophia Culhane (HAV) 17,50 x Honolua Blomfield (HAV) 16,33
Resultados da Bateria 3 Masculina: Ben Skinner (GBR) 15,90 x Taylor Jensen (EUA) 15,24
Resultados da Bateria 2 Feminina: Honolua Blomfield (HAV) 14,50 x Mason Schremmer (EUA) 11,37, Alice Lemoigne (FRA) 10,97
Resultados da Bateria 2 Masculina: Ben Skinner (GBR) 14,13 x Tony Silvagni (EUA) 12,90, Declan Wyton (AUS) 11,60
Resultados da Bateria 1 Feminina: Mason Schremmer (EUA) 13,73 x Rachael Tilly (EUA) 10,54, Chloe Calmon (BRA) 10,40
Resultados da Bateria 1 Masculina: Tony Silvagni (EUA) 11,23 x Edouard Delpero (FRA) 8,37, Rogelio Jr Esquievel (PHL) 7,17
Chloé Calmon perdeu na estreia e terminou em oitavo lugar no ranking. Foto: WSL / Pierucki
Filipe Toledo lança a plataforma de conteúdos FT77 News. Foto: WSL
O bicampeão mundial de surf, Filipe Toledo, acaba de lançar uma plataforma de comunicação para os amantes da modalidade. Com o propósito de facilitar o acesso às notícias, Filipinho desenvolveu a FT77 News, que contará com notícias sobre a carreira do surfista e do mundo do esporte.
Na FT77 News, o público poderá acompanhar as coberturas das competições em tempo real, informando sobre os desempenhos, melhores ondas, horários das baterias, depoimentos do Filipe e vídeos.
Além disso, a plataforma também contará com momentos marcantes da carreira do surfista, viagens, entrevistas, participações em programas de TV e podcasts, campanhas publicitárias, atualizações de contratos com marcas parceiras e todas as novidades sobre os projetos do Filipe.
“É importante ter uma proximidade com o público que me acompanha e torce por mim, então acredito que a FT77 News vai facilitar muito quanto a isso, porque vão poder acompanhar em tempo real tudo que está acontecendo na minha carreira, nas competições, novos contratos com patrocinadores, entrevistas e vídeos. Estou muito feliz com mais essa etapa na minha carreira”, declara Filipe.
A plataforma conta com um perfil no Instagram, a partir desta terça-feira (20), às 18h (horário de Brasília), e um site, que será lançado em breve.
O MELHOR DO MUNDO
Filipe Toledo, 28 anos, é um dos principais surfistas do mundo, natural de Ubatuba, litoral norte de São Paulo. Desde os 16 anos na elite do surfe mundial, Filipinho, como é conhecido, é o terceiro surfista com mais etapas vencidas (17) em atividade no mundo. Em 2023, após um ano brilhante, se tornou o primeiro brasileiro a ser bicampeão mundial de forma consecutiva. Além do show que dá surfando, Filipe transcende o surfe fortalecendo a cultura do esporte, apoiando a educação e inspirando as próximas gerações.
O surfista é responsável por projetos próprios, como a Filipe Toledo Surf Store, localizada na Praia Grande, em Ubatuba. A loja vende artigos, muitas vezes exclusivos, do universo do surfe e das marcas que já são parceiras do atleta. Em parceria com a sua loja, Filipinho promove o circuito Filipe Toledo Kids On Fire, com o intuito de fomentar o esporte na região de Ubatuba, contemplando atletas de 10 a 16 anos de todo o Brasil. Filipe também é fundador da sua própria escola de surf, a Filipe Toledo Surf School, que busca desenvolver atletas da categoria de base, na Praia Grande. Ele também é padrinho do Projeto Namaskar, que oferece educação através de oficinas e cursos, com acompanhamento social, psicológico, cuidados com a saúde e serviços de fortalecimento de vínculos familiares e comunitários.
Como um empreendedor, anunciou sua parceria com a Beyond The Club, um clube exclusivo com praia e ondas perfeitas para o surf, além de ser sócio da Pasokin, primeira e única marca de paçoquinha produzida nos Estados Unidos e também da Let ‘s Poke, rede de culinária havaiana, com o intuito de espalhar a cultura local pelo Brasil. Recentemente, lançou a Ecoboard FT77, a primeira prancha 100% reciclável do mundo, visando trazer acessibilidade, performance e acessibilidade em um mesmo produto. Além disso, Filipe faz parte do squad BB, o time de atletas e influenciadores patrocinados pelo Banco do Brasil.
Yago Dora é o mais novo integrante do time Natural One. Foto: Divulgação
Se no Circuito Mundial de Surf os brasileiros estão se destacando, na Natural One – empresa de sucos e bebidas 100% naturais – não é diferente. A Companhia acaba de anunciar o patrocínio ao surfista Yago Dora, top 7 no ranking da elite do circuito mundial de surf (WSL) e campeão da etapa Vivo Rio Pro, realizada em Saquarema, em julho de 2023. Com isso, a Natural One estreita seus laços com o surf e se torna uma importante incentivadora do esporte, que se relaciona com os valores da marca no sentido de promover uma vida saudável e priorizar os cuidados com o corpo, a mente e o planeta.
Yago se junta ao jovem surfista Rodrigo Saldanha, que também recebe o apoio da empresa, formando o time Natural One. Ambos são embaixadores da marca, criando conteúdo, divulgando pelo Brasil e pelo mundo os pilares da Natural One de saudabilidade, valorização do meio ambiente e paixão pelo esporte.
“O surf tem uma ligação direta com a Natural One. É um esporte que, por essência, tem um grande respeito pela natureza, além de se guiar por ela. Yago e Rodrigo chegam para somar nesse sentido, seja pelo talento e destreza, quanto pela personalidade deles, muito em conexão com a natureza, rotina de hábitos saudáveis na alimentação e no cotidiano”, destaca o CMO Gustavo Siemsen.
O surfista também enxerga a parceria como benéfica e ressalta a felicidade pelos três anos de contrato. “É uma honra contar com o patrocínio da Natural One. Este apoio irá agregar e muito à minha trajetória, inclusive na possibilidade de estar nos Jogos Olímpicos. A identificação da marca com a natureza e com o esporte foram pontos essenciais para concretizar a minha chegada ao time”, aponta Yago.
Yago Dora tem 27 anos e é natural de Florianópolis (SC). O surfista é integrante da elite do circuito mundial desde 2018 e, em sua última temporada, terminou na 7º posição no ranking da competi
ção. Neste momento, ele se prepara para competir na Sunset Beach, segunda etapa do Circuito Mundial, no Havaí e foca na disputa por uma vaga para representar o Brasil nas Olimpíadas em Teahupoo.
Sobre a Natural One
Líder na categoria de sucos 100% naturais e que estreou na categoria de bebidas vegetais à base de aveia (popularmente conhecidos como leites vegetais), a Natural One é a marca de sucos naturais mais vendida no setor, que rapidamente caiu no gosto dos brasileiros por unir sabor e saúde a um preço acessível em suas garrafas transparentes. A empresa possui o maior portfólio de sucos 100% naturais, com mais de 10 sabores disponíveis em mais de 80 mil pontos de venda da marca, além do e-commerce exclusivo e via Clube de Assinaturas. A Natural One investe fortemente em tecnologia de ponta e profissionais altamente capacitados para entregar ao consumidor aquilo que prometeu desde sua criação: produtos diferentes de tudo que as pessoas já experimentaram. Atualmente, a empresa já oferece seus produtos em 15 países, incluindo o Brasil.
Peruano Miguel Tudela é o atual campeão da WSL na América do Sul. Foto: Divulgação
A World Surf League (WSL) anunciou, neste domingo (28), outra novidade nas transmissões oficiais para a temporada do Championship Tour (CT) de 2024. A liga voltará a ter uma equipe de comentaristas em espanhol. Diante de todo sucesso e audiência na América Latina, a Liga optou por investir em um time exclusivo para comentar nas principais competições.
Esta iniciativa visa aumentar o engajamento e audiência com os fãs na América Latina. Neste ano, por exemplo, haverá eventos da World Surf League na América do Sul em cidades como Punta Hermosa, no Peru, Punta del Este, no Uruguai, e Mar del Plata, na Argentina. Eventos já foram realizados em outras regiões, como Arica e Iquique, no Chile, e Montañita e Ilhas Galápagos, no Equador.
O novo elenco de comentaristas será formado por três nomes bem conhecidos do Surfe mundial. Mitchell Salazar, ex-competidor do WSL Qualifying Series e que atuou como comentarista nos últimos anos no CT e no CS, trabalhará nos comentários técnicos ao lado do venezuelano Sahid Perez. Outro membro confirmado é Ahmed Perez, ex-surfista profissional, que conquistou o Balmain Pro, na Costa Rica, em sua primeira competição internacional.
“Estamos muito felizes de ter o comentário em espanhol para a temporada do Championship Tour (CT). Estamos honrados de poder atender a nossa audiência na América Latina e no resto do mundo onde o espanhol é falado. É uma oportunidade fantástica, especialmente vendo o desenvolvimento do surfe em países globalmente. Já tivemos vários latinos no CT como a campeã mundial Sofia Mulanovich (PER), Carlos Muñoz (CRC), Lucca Mesinas (PER), Aritz Aranburu (ESP) e atualmente com a Brisa Hennessy (CRC) no tour, então é uma oportunidade fantástica. Nossa meta é oferecer mais envolvimento e engajamento com os fãs latinos com o surfe e poder mostrar como o surfe como esporte é lindo”, afirma Mitchell Salazar.
A estreia da equipe acontecerá no Lexus Pipe Pro apresentado por Yeti, etapa que ocorre no Havaí, e está programada para começar em 29 de janeiro. A cobertura será nos principais canais da Liga, incluindo o site da WSL, o canal no YouTube e o aplicativo oficial da WSL.
“Temos trabalhado para aumentar a integração e expansão global da WSL com os fãs. O alcance das transmissões é cada vez maior, e, em 2024, vamos aprimorar a maneira de atender o nosso público durante as transmissões. Temos competições em vários países da América, e agora damos esse passo importante na direção de nos aproximar ainda mais desse público falando a língua local”, destaca Ivan Martinho, presidente da WSL na América Latina.