Luel Felipe conquista a sua primeira vitória no Dream Tour da CBSurf. Foto: @pablonz
A cearense Juliana dos Santos e o pernambucano Luel Felipe foram os vencedores do Shell Dream Tour Rio, campeonato que representa a Divisão Principal da Confederação Brasileira de Surf (CBSurf) e foi realizado na Praia da Barra da Tijuca, no Rio de Janeiro, com início na última terça (5) e encerramento nesta segunda (11). Juliana dos Santos (CE) venceu na final a atleta Kemily Sampaio (SP). Já Luel Felipe (PE) derrotou na última bateria o atleta Wesley Leite (SP).
Siga o nosso canal no WhatsApp e ative as notificações para receber as notícias!
Juliana dos Santos, de 23 anos, estava em 6º no ranking e buscava melhorar o seu resultado no circuito, já que havia ficado na terceira colocação nas etapas de Xangri-lá e Ferrugem. Ao vencer a etapa, a surfista, natural de Fortaleza, conquista também o título de vice-campeã brasileira. Já Kemily, antes da etapa, estava fora da linha de corte do ranking para seguir no Circuito em 2024, com o segundo lugar no Shell Dream Tour Rio, Kemily mudou de posição e terminou sua participação no circuito na 12ª colocação. A bateria terminou com Kemily somando 6.43 pontos, enquanto Juliana finalizou a bateria com a somatória de 11.73.
Juliana ficou muito emocionada com seu resultado e agradeceu à Deus pela conquista. “Estava batendo na trave ao longo de todo o ano, sempre entre as cinco primeiras buscando o título, mas com o resultado da Tainá fui atrás da segunda colocação. Foi a minha primeira final na etapa e acho que já estava escrito, né? Deus já tinha escrito e precisava ser no momento dele e eu tive que ter paciência e confiar no processo. Quando a gente acredita, quando a gente entrega, a gente é abençoado. O Dream Tour foi muito especial pra mim e a Dream Factory e a CBSurf estão de parabéns, fizeram um ano incrível pra nós atletas e com certeza todos os atletas estão muito felizes com esse circuito”, disse a vencedora Juliana dos Santos.
Juliana dos Santos faz a festa na Barra da Tijuca (RJ). Foto: @pablonz
No masculino, Luel Felipe (PE) e Wesley Leite (SP) fizeram uma final emocionante e que deu ao pernambucano o título de campeão do Shell Dream Tour Rio. Com tubos e grandes manobras, eles empolgaram o público a cada batida. Luel venceu a disputa com a somatória de 12.44 pontos. Com o resultado Wesley Leite passa para 3ª posição no ranking.
“Quero primeiro parabenizar a Dream Factory e a CBSurf pelo trabalho incrível que eles vêm fazendo. Sempre falo e repito, é uma honra estar dentro desse circuito e poder voltar a ganhar dinheiro vivendo do surf. Quando piso nesse palanque, ainda não acredito que isso tudo está acontecendo de novo e sou muito grato, principalmente a Deus por ter abençoado e estar cuidando da gente e pelo trabalho que está sendo desenvolvido.”, falou o campeão Luel Felipe.
Os atletas que venceram a etapa receberam 40 mil reais cada, tanto homens quanto mulheres. Sendo que todos os atletas participantes do Circuito Brasileiro de Surf, do último ao primeiro colocado, recebem um valor em dinheiro pela classificação.
Tainá Hinckel e Weslley Dantas erguem a taças do Dream Tour da CBSurf. Foto: @pablonz
Premiação dos campeões brasileiros
Tainá Hinckel (SC) e Weslley Dantas (SP) também receberam suas premiações de Campeões Brasileiros nesta segunda. Mesmo não conquistando a primeira colocação na 6ª etapa, tanto Tainá quanto Weslley adiantaram a conquista do título devido a pontuação ao longo do ano.
Ambos ganharam o troféu da Gerdau de campeão brasileiro e um prêmio de R$ 40 mil reais. A Gerdau, maior empresa brasileira produtora de aço, e o Circuito Brasileiro de Surf se uniram para levar a consciência ambiental aos vencedores do Dream Tour, elite do surfe brasileiro. A Gerdau ofereceu um troféu exclusivo aos atletas campeões e vice-campeões do Circuito Brasileiro de Surf, o Dream Tour 2023.
O troféu foi criado pelo artista Manfra e inspirado no formato do ‘tubo’, que é considerado um dos momentos mais icônicos do surfe. Com a intenção de promover uma mensagem de sustentabilidade e consciência ambiental ao torneio, ele também homenageia o esporte e ressalta os impactos positivos da circularidade de materiais e da cadeia de reciclagem de sucata metálica do Brasil. Foi produzido em aço Gerdau infinitamente e 100% reciclável e com uma baixa pegada de emissões de carbono.
“Estou muito feliz com esse título, foi um ano de altos e baixos, mas um constante de bons resultados e boas baterias. Poder finalizar aqui na Barra, da melhor forma, um lugar que eu gosto bastante, o Rio de Janeiro é muito especial pra mim e estou muito feliz com esse título, é algo que agrega demais na minha carreira, além de ser a primeira campeã do Dream Tour, esse Circuito incrível, literalmente o circuito dos sonhos”, disse a campeã brasileira Tainá Hinckel.
“Estou muito feliz e agradeço a Deus por essa conquista. A minha irmã é bicampeã brasileira, então sempre sonhei em ter esse título. Agora a gente tem. Então a família Dantas agora tem três títulos brasileiros. Agradeço por Ele ter deixado eu dar um show, não ter nenhuma lesão ou me machucado. Então agradeço por todos os amigos, torcida e família”, falou o campeão brasileiro Weslley Dantas.
“Missão cumprida, me sinto altamente realizado. Falamos tanto de sonho, não é? Viver isso aqui é um sonho realizado, que vislumbramos muito, mas sempre na imaginação, porque nunca houve. Criamos algo que nunca existiu. Então quando você finalmente realiza e cria esse marco na história do surfe dá muito orgulho e satisfação, mas o que mais sinto é estímulo para fazer o ano que vem ainda melhor. Perfeito”, disse Teco Padaratz, Presidente da Confederação Brasileira de Surf.
Classificação feminina Shell Dream Tour Rio
1º lugar – Juliana dos Santos (CE)
2º lugar – Kemily Sampaio (SP)
3º lugar – Nicole Santos (PE)
3º lugar – Diana Cristina (PB)
Classificação masculina Shell Dream Tour Rio
1º lugar – Luel Felipe (PE)
2º lugar – Wesley Leite (SP)
3º lugar – Ryan Kainalo (SP)
3º lugar – Vitor Ferreira (RJ)
Atenção: É proibida a reprodução do conteúdo desta página e de qualquer meio de comunicação da AOS Mídia, sem autorização escrita da nossa empresa.