Gran Canaria Frontón King deve seguir nesta terça em El Fronton, Ilhas Canárias. Foto: Divulgação Fronton King
Iniciado no último domingo, o Fronton King já teve uma série de baterias na rasa bancada de El Fronton, nas Ilhas Canárias, e a previsão é de o evento continuar nesta terça.
Até o momento, a direção de prova já concluiu as três primeiras fases da categoria Pro e os quatro rounds iniciais da Júnior.
Na Pro, o niteroiense casca-grossa Dudu Pedra estreou com vitória e avançou direto ao round 3, mas acabou eliminado em sua segunda participação no evento. Os demais brasileiros entram em ação a partir do round 4.
Já na Júnior, Guilherme Montenegro e Matheus Rodrigues estrearam na quarta fase. Candidato ao título mundial da categoria, Montenegro garantiu a segunda vaga em seu confronto e pulou para o round 6. No mesmo confronto, o local Jorge Hernandez, que busca o bicampeonato, avançou em primeiro.
Matheus Rodrigues, por sua vez, ficou em terceiro lugar na sua bateria e terá uma nova chance na repescagem.
Um swell de noroeste está previsto para ganhar força no decorrer desta terça-feira, mas o vento maral também deve atuar ao longo do dia, prejudicando um pouco a formação das ondas em El Fronton.
Os ventos não parecem muito favoráveis ao longo de toda a semana, o que deve tornar o evento ainda mais desafiador, tanto para os atletas como para a direção de prova.
Na quarta fase da Pro, o Brasil terá as estreias de Eder Luciano e Hermano Castro. Em seguida, no round 5, entram em ação os Tops Gabriel Braga, Sócrates Santana e Uri Valadão.
Evento . Foto: Divulgação Fronton King
Briga pelo título mundial
Com o cancelamento da etapa no Marrocos (seria a penúltima do Tour) devido a um terremoto que abalou o país em setembro deste ano, levando quase 3.000 mil pessoas à morte, muitos atletas deram adeus à briga pelo título mundial, incluindo alguns brasileiros. É que muitos haviam descartado etapas da perna sul-americana – e outros das Maldivas – apostando na perna africana, que teve ainda o cancelamento da categoria masculina na prova de Walker Bay, África do Sul, por questões financeiras.
O líder isolado da temporada é o havaiano Tanner McDaniel, que busca o seu primeiro título mundial, além de tentar levar a taça de volta para o Havaí, que desde o terceiro título de Jeff Hubbard, em 2012, não tem um campeão coroado na principal categoria masculina do Circuito.
Apesar de ser o quinto colocado no ranking, o francês Pierre Louis Costes é o único atleta que pode impedir o título de Tanner. Como optou por descartar a etapa de Itacoatiara (RJ), Pierre ainda tem um resultado a menos e pode ultrapassar o havaiano se vencer em El Fronton.
Os atletas Sócrates Santana, Uri Valadão, Gabriel Braga e Eder Luciano são os melhores brasileiros no ranking. Apenas Eder disputou as quatro etapas do Circuito, enquanto os demais têm três resultados.
A etapa tem ainda a categoria Júnior, liderada pelo atual campeão mundial Jorge Hernández, local do pico e defensor do título da etapa em El Fronton, e pelo peruano Maycol Yancce. No critério de desempate, Hernández leva a melhor por ter um segundo resultado como descarte, enquanto Maycol disputou apenas um evento.
Com menos de 300 pontos de diferença para os líderes, Guilherme Montenegro busca o título mundial. Já Matheus, que disputou apenas um evento este ano e não obteve um bom resultado, vai em busca da vitória, mas sem chance de levantar a taça de campeão do mundo.
El Fronton pode ganhar influência do vento maral ao longo da semana. Foto: Divulgação Fronton King
Ranking mundial masculino da categoria Pro
1 Tanner McDaniel (Haw) 10.535
2 Ethan Capdeville (Fra) 8.253
3 Moisés Silva (Chi) 7.683
4 Tristan Roberts (Afr) 7.660
5 Pierre Louis Costes (Fra) 7.625
6 Maxime Castillo (Fra) 7.083
7 Sacha Damjanic (Chi) 6.513
8 Rodrigo Silva (Chi) 6.230
9 Sammy Morretino (Haw) 6.183
10 Dave Hubbard (Haw) 6.160
Brasileiros no Mundial de Bodyboard (Pro)
15 Sócrates Santana (Bra) 4.655 – três etapas disputadas
16 Uri Valadão (Bra) 4.630 – três etapas disputadas
20 Gabriel Braga (Bra) 4.530 – três etapas disputadas
24 Eder Luciano (Bra) 4.160 – quatro etapas disputadas
28 Sergio Machado (Bra) 3.450 – três etapas disputadas
31 Gabriel Castro (Bra) 3.080 – três etapas disputadas
33 Hermano Castro (Bra) 2.980 – três etapas disputadas
45 Dudu Pedra (Bra) 1.920 – duas etapas disputadas