Connect with us

Bodyboard

IBC se manifesta sobre polêmica com o lendário Mike Stewart

Organização do Circuito Mundial de Bodyboard usa o livro de regras rebater críticas de Mike Stewart nas redes sociais.

Published

on

Mike Stewart é alvo de polêmica com a IBC durante o Fronton King.

Mike Stewart é alvo de polêmica com a IBC durante o Fronton King.

Depois de o lendário havaiano Mike Stewart desistir de participar do Fronton King nas Ilhas Canárias e fazer duras críticas à organização do Circuito Mundial de Bodyboard, chega a vez de a International Bodyboarding Corporation (IBC) se manifestar sobre o caso.

Siga o nosso canal no WhatsApp e ative as notificações para receber as notícias!

Em nota divulgada em seus canais de comunicação neste sábado, a IBC se defendeu do posicionamento de Mike e usou o livro de regras para explicar o motivo de o havaiano ter perdido o seu seeding (condição de cabeça de chave).

Veja abaixo a íntegra da nota emitida pela IBC.

“Em primeiro lugar, é essencial fazer referência ao Livro de Regras da IBC (disponível para todos os atletas e fãs em ibcworldtour.com). Neste livro, você pode encontrar informações sobre as responsabilidades dos atletas em relação ao tour mundial, incluindo a obrigação de confirmar sua intenção de participar de um evento.

‘1.5.03 O não cumprimento da confirmação da intenção de competir, de acordo com 1.20.02, resultará na perda de qualquer cabeça de chave que o competidor possa ter tido ao entrar no evento.’ – Livro de Regras da IBC

Além disso, durante a pré-inscrição, os atletas se comprometem a cumprir os termos e condições do evento. No caso específico do Frónton King, os atletas têm a obrigação de estar presentes no Frontón na quarta-feira, 11 de outubro, às 17:00, para participar da reunião informativa.

Em 5 de outubro, as pré-inscrições online para adultos foram encerradas, pois a lista estava completa (esse processo foi aberto em 25 de setembro de 2023).

Em 6 de outubro, o Sr. Stewart solicitou inclusão na lista registrada ao representante dos atletas, Amaury Lavernhe. Ele foi posteriormente solicitado a se inscrever na Lista de Reserva, o que ele aceitou, reconhecendo assim os termos e condições do Gran Canaria Frontón King e da IBC, bem como o livro de regras. Em consulta com o Diretor Técnico, a organização do Gran Canaria Frontón King e a IBC deram prioridade ao Sr. Stewart nas inscrições em relação aos juniores sem ranking, alinhando-se com o livro de regras da IBC. O Sr. Stewart recebeu um link para pagar a taxa de pré-inscrição de 50 dólares, permitindo-lhe entrar na lista final de 80 competidores pré-registrados para a edição de 2023.

Em 10 de outubro, a organização do Gran Canaria Frontón King enviou um e-mail a todos os participantes, anunciando a modificação da data e horário da reunião técnica de segurança e esportes do evento, que é obrigatória para todos os competidores.

A reunião original, agendada para 11 de outubro às 17:00, foi remarcada para 12 de outubro às 10:00. As datas oficiais do evento, publicadas no site da IBC desde janeiro de 2023, sempre foram definidas para acontecer entre 12 de outubro e 27 de outubro de 2023.

Mais tarde, naquele dia, o Sr. Stewart informou à organização por e-mail que não poderia estar presente devido a dificuldades econômicas para adquirir uma passagem de avião.

Essa razão foi considerada insuficiente para justificar a AUSÊNCIA OBRIGATÓRIA na reunião e na briefing dos atletas, que foram comunicados minuciosamente pelos canais oficiais com mais de duas semanas de antecedência ao evento e detalhados nos termos e condições do evento que ele aceitou durante a pré-inscrição.

Garantir a chegada pontual era responsabilidade do Sr. Stewart, e não uma falha da organização. No mesmo e-mail, o Sr. Stewart observou que não poderia chegar à Ilha de Gran Canária até a tarde de 14 de outubro.

‘1.6.04 A ausência por motivos médicos ou pessoais deve ser justificada para evitar possíveis multas ou não reembolso de taxas pagas à IBC, seja integral ou parcialmente.’

Para justificar motivos médicos ou pessoais para a ausência, os participantes devem fornecer ao Diretor Técnico da IBC (se estiverem ausentes durante todo o evento) ou ao Gerente do Tour (se ainda estiverem presentes no evento, mas perderem uma bateria) um atestado médico assinado e datado, preenchido por um profissional médico qualificado ou outras provas de apoio para avaliação.

‘Apoio para comprovar’ pode incluir evidências de tragédia pessoal, morte ou doença grave e aguda na família imediata ou envolvendo um cônjuge/parceiro, ou outra adversidade além do controle do indivíduo, incluindo evidências documentais de cancelamentos de arranjos de viagem aérea.

Considerando que o Sr. Stewart estaria na 4ª rodada das eliminatórias (não tendo classificação suficiente para o evento principal e não sendo um cabeça de chave) e poderia competir em 12 de outubro se a competição começasse, o Painel Técnico da IBC decidiu remover sua posição de cabeça de chave nas rodadas para minimizar o impacto na competição e no evento, de acordo com o livro de regras da IBC.

Em 12 de outubro, a inscrição final aconteceu às 10:00, com 127 dos 128 participantes pré-registrados comparecendo à reunião, cumprindo os requisitos básicos do evento. A reunião de segurança terminou às 14:00, incluindo o curso de RCP (ressuscitação cardiopulmonar), obrigatório para todos os atletas, bem como instruções específicas de segurança para as ondas.

Em 13 de outubro, as listas finais com as baterias (sorteios) do evento foram publicadas, atribuindo ao Sr. Stewart a 80ª posição na rodada 1. Também foi decidido colocá-lo na última bateria da rodada 1 para dar-lhe mais tempo para chegar ao evento. O Sr. Stewart expressou sua discordância por e-mail, ao que o Painel Técnico do Tour Mundial da IBC explicou a decisão e suas bases de acordo com o livro de regras.

Em 14 de outubro, o primeiro check-in do dia foi publicado, mas o Sr. Stewart ainda não havia chegado. No final, foi decidido não iniciar o evento para dar ainda mais tempo ao Sr. Stewart para chegar à sua bateria.

Em 15 de outubro, em um novo check-in, o Sr. Stewart chegou 30 minutos antes do início do evento e solicitou uma reunião com o Diretor Técnico do Tour Mundial da IBC, Francisco Garritano.

O Circuito está prestes a terminar, e a ação está e continuará sendo incrível. Muitos atletas estão lutando por pontos importantes, e estamos prestes a coroar dois novos campeões mundiais. Pedimos ao público para se concentrar nisso e a ajudar a promover nosso esporte, em vez de desviar a atenção para questões específicas, punindo o esforço de toda a Turnê Mundial.

Estamos cientes de que não é uma decisão fácil de aceitar, os eventos que ocorreram nas redes sociais e suas declarações infundadas geraram uma onda de ódio em relação à IBC, mas mais do que isso, em relação a toda a equipe envolvida. No entanto, confiamos que a comunidade entenda os fatos para que possamos mais uma vez desfrutar do espetáculo do bodyboarding que está acontecendo em Frónton.

A IBC está aberta a todas as sugestões e críticas construtivas que você possa ter, para que um tour mundial global aconteça, deve haver um entendimento mútuo entre todos. Unidos somos fortes, divididos caímos. Visite nosso site para obter os detalhes de contato oficiais.

Em nota final, gostaríamos de lembrar a todos os atletas do Circuito Mundial da IBC que é fundamental ler atentamente o livro de regras para que situações como esta não ocorram novamente.”

Continue Reading
Click to comment

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Bodyboard

Gabriel Braga e Uri Valadão brilham no Mundial de Bodyboard

Gabriel Braga e Uri Valadão brilham no Circuito Mundial de Bodyboard 2024 e encerram temporada entre os cinco melhores.

Published

on

Uri Valadão e Gabriel Braga terminam o Mundial de Bodyboard 2024 entre os Top 5. Foto: Arquivo pessoal Gabriel

Uri Valadão e Gabriel Braga terminam o Mundial de Bodyboard 2024 entre os Top 5. Foto: Arquivo pessoal Gabriel

Os bodyboarders brasileiros Gabriel Braga e Uri Valadão encerraram com ótimas colocações o Circuito Mundial de Bodyboard 2024, destacando-se como representantes de excelência do Brasil no esporte.

Gabriel finalizou o ranking na terceira posição geral, um feito notável que consolidou seu nome entre os melhores do mundo na temporada. A campanha de Gabriel foi impulsionada por uma vitória expressiva na primeira etapa, disputada no Marrocos, onde ele demonstrou técnica e precisão nas manobras, estabelecendo-se como um dos principais concorrentes ao título.

Uri Valadão, experiente atleta e também ícone do bodyboard brasileiro, terminou o circuito em quinto lugar no ranking, mostrando consistência e qualidade ao longo de todas as etapas. A trajetória dos brasileiros – ambos nascidos em Salvador (BA) – foi especialmente impressionante na última e decisiva etapa, realizada nas perigosas ondas de El Frontón, nas Ilhas Canárias, um dos picos mais desafiadores e prestigiados do circuito.

Gabriel Braga, El Fronton, Ilhas Canárias, Mundial de Bodyboard 2024, IBC, Galdar. Foto: Divulgação

Gabriel Braga venceu uma das etapas na temporada. Foto: Divulgação

Ambos chegaram às semifinais, demonstrando habilidade nas ondas poderosas e ficando a poucos passos de disputar o título da etapa. Ao chegarem entre os quatro melhores, Gabriel e Uri dividiram a terceira posição no evento, encerrando suas campanhas com destaque em um dos picos mais temidos e técnicos do bodyboard mundial.

O circuito foi marcado pelo domínio de Armides Soliveres, das Ilhas Canárias, que sagrou-se campeão mundial de 2024. O francês Pierre Louis Costes ficou com o vice-campeonato, sua sétima vez na posição (além de dois títulos mundiais), reforçando seu nome como um dos maiores do esporte.

A terceira colocação geral foi ocupada por Gabriel Braga, seguido de perto pelo sul-africano Tristan Roberts, que venceu a etapa em El Fronton e terminou o ranking em quarto lugar. Na final da etapa de El Frontón, Tristan derrotou o francês Amaury Lavernhe.

As campanhas de Gabriel Braga e Uri Valadão no Circuito Mundial de Bodyboard 2024 reforçam o talento brasileiro e o potencial do país no cenário do bodyboard mundial. A presença de ambos no Top 5 do ranking mundial simboliza a força do esporte no Brasil e inspira uma nova geração de bodyboarders.

Continue Reading

Bodyboard

Gabriel Braga vence Mundial de Bodyboard no Marrocos

Gabriel Braga é campeão e Luna Hardman fica com o vice na primeira etapa do Mundial de Bodyboard em Taghazout, Marrocos.

Published

on

Eder Luciano, Gabriel Braga e Uri Valadão no Taghazout Bay World Bodyboard Championship, etapa de abertura do Mundial de Bodyboard em Agadir, Marrocos. Foto: @bodyboarding_style

Eder Luciano, Gabriel Braga e Uri Valadão no Taghazout Bay World Bodyboard Championship, etapa de abertura do Mundial de Bodyboard em Agadir, Marrocos. Foto: @bodyboarding_style

Com uma atuação incrível na final, coroada com uma nota 10, o brasileiro Gabriel Braga faturou o título da primeira etapa do Circuito Mundial de Bodyboard na baía de Taghazout, em Agadir, Marrocos, nesta segunda-feira-feira (26). Destaque também para Uri Valadão, terceiro colocado, que por pouco não disputou a final histórica com o amigo e conterrâneo da Bahia. Entre as mulheres, Luna Hardman também disputou a sua primeira final no Circuito, mas terminou em segundo lugar na batalha vencida pela japonesa Sari Ohhara.

É a primeira vitória de Braga em sua carreira no Tour. Na final, o baiano de Stella Maris, Salvador, somou notas 10 e 8.25 para derrotar o canário Armide Soliveres, autor 17.00 pontos.

O resultado coloca Gabriel Braga na liderança do ranking mundial da categoria masculina. A última vez que um brasileiro levantou a taça foi em 2008, com Uri Valadão, que por pouco não foi o adversário de Braga na decisão no Marrocos.

Uri Valadão, Taghazout Bay, Agadir, Marrocos. Foto: IBC World Tour.

Uri Valadão bate na trave e fica em terceiro lugar em Agadir. Foto: IBC World Tour.

Embalado por uma brilhante vitória diante do francês Pierre Louis Costes no domingo, marcada por uma nota 9.50 em sua melhor onda, Uri avançou mais uma fase na manhã desta segunda, batendo o marroquino Gharib Abdelhafeid nas quartas de final.

Porém, na semi, o brasileiro parou diante de Armide Soliveres, que estava inspirado e já havia desbancado outro nome de peso, Amaury Lavernhe, nas quartas.

Na outra semifinal, Gabriel Braga eliminou o francês Jeremy Arnoux sem muita dificuldade e avançou para encontrar Soliveres na finalíssima. Antes, Braga já havia superado nas baterias homem-a-homem o compatriota Eder Luciano (oitavas) e o francês Ethan Capdeville (quartas).

A decisão pegou fogo e os dois atletas brigaram muito pela liderança. Armide Soliveres estava levando o título com notas 8.00 e 9.00, mas Gabriel, que tinha 7.50 e 8.25, arrancou uma nota 10 dos juízes com dois backflips perfeitos faltando pouco mais de um minuto para o término.

Entre as mulheres, a campeã mundial Sari Ohhara derrotou a brasileira Luna Hardman por 15.50 a 13.50 pontos.

Também fizeram boas campanhas as brasileiras Maylla Venturin, quinta colocada, e Maíra Viana, que derrotou Maylla e chegou à semifinal, parando diante de Sari Ohhara.

A próxima etapa do Circuito Mundial terá apenas as categorias femininas. Será o IBC Arcelormittal Wahine Bodyboard Pro, no Espírito Santo, entre 18 e 27 de abril, com o total de US$ 35 mil em prêmios.

Já os homens voltam a entrar em ação em Iquique, Chile, entre 1º e 10 de maio.

 

View this post on Instagram

 

A post shared by AOS Mídia (@aosmidia_)

Continue Reading

Bodyboard

Havaiano Tanner McDaniel é o novo campeão mundial de bodyboard

Havaiano Tanner McDaniel celebra o seu primeiro título mundial de bodybard na categoria Pro.

Published

on

Tanner McDaniel é o novo campeão mundial de bodyboard. Foto: IBC / Fronton King

Tanner McDaniel é o novo campeão mundial de bodyboard. Foto: IBC / Fronton King

O havaiano Tanner McDaniel acaba de conquistar o seu primeiro título mundial de bodyboard na categoria Pro. Já eliminado do Fronton King nas Ilhas Canárias, Tanner dependia do tropeço do francês Pierre Louis Costes, que precisava vencer a etapa para garantir a sua terceira taça.

Depois de derrotar o brasileiro Uri Valadão em uma batalha equilibrada nas oitavas de final em El Fronton, Pierre foi surpreendido pelo compatriota Robin Legros, da Ilha Reunião.

Uma das sensações da etapa, Legros não tomou conhecimento do adversário e arrancou 9.25 e 8.00 dos juízes em suas duas melhores ondas, frustrando as pretensões de Pierre e fazendo Tanner comemorar em Fronton.

Aos 24 anos, Tanner sempre foi apontado como um futuro campeão mundial. O talentoso havaiano já chegou a fazer duas notas 10 em uma mesma etapa, feito alcançado nos tubos de Arica, Chile, na final do Mundial em 2018. O adversário de Tanner nesse confronto foi justamente Pierre Louis Costes, que também deu um show e totalizou 19.10 pontos.

Tanner McDaniel é discípulo do lendário havaiano Mike Stewart. O atleta foi criado na ilha do Kauai, local famoso por ter revelado o saudoso tricampeão mundial de surfe Andy Irons.

Guilherme Montenegro é vice-campeão mundial e peruano Maycol Yancce fica com o título no Gran Canaria Frontón King, El Fronton, Ilhas Canárias, Circuito Mundial de Bodyboarding, IBC World Tour. Foto: Divulgação Fronton King

Guilherme Montenegro é vice-campeão mundial e peruano Maycol Yancce fica com o título no Frontón King. Foto: Divulgação

Disputa pelo título mundial júnior

Com a taça da Pro já garantida, as atenções no Fronton King se voltaram para a decisão do título mundial da Pro Junior. O brasileiro Guilherme Montenegro, de apenas 14 anos, chegou à grande final e precisava vencer o peruano Maycol Yancce para trazer a taça para o Brasil.

Em um confronto que pegou fogo, Gui chegou a fazer a maior pontuação (8.75) de toda a bateria, mas não conseguiu uma segunda nota expressiva para impedir a festa do peruano. Com 8.00 e 7.25, Yancce levou a melhor e comemorou o seu primeiro título.

Robin Legros, David Perez Miranda, Maycol Yancce e Tristan Roberts, Gran Canaria Frontón King, El Fronton, Ilhas Canárias, Circuito Mundial de Bodyboarding, IBC World Tour. Foto: Divulgação Fronton King

Robin Legros, David Perez Miranda, Maycol Yancce e Tristan Roberts no pódio da Pro. Foto: Divulgação Fronton King

Festa local na Pro

O peruano ainda chegou às semifinais da categoria Pro depois de bater de virada o brasileiro Gabriel Braga nas quartas, vencendo “Garga” por apenas 0.15 de diferença.

Na semi, Maycol caiu diante do local David Perez Miranda, que deu um show em El Fronton e arrancou notas 10 e 8.25, dando-se ao luxo de descartar 8.00 e 7.75.

A outra semi reuniu Robin Legros e o sul-africano Tristan Roberts. A batalha foi eletrizante e Legros seguiu para a final com 14.60 pontos, contra 14.25 do bicampeão mundial.

Na decisão, David Perez Mirada fez a alegria dos canários ao bater Robin Legros por 13.00 a 12.50. O local abriu a bateria com uma nota 7.00 e garantiu o título com 6.00 pontos, contra 6.50 e 6.00 do atleta da Ilha Reunião.

Veja os highlights do título de Tanner McDaniel

Continue Reading

Bombando

Você não pode copiar conteúdos deste site.