
Weslley Dantas faz as maiores pontuações do QS 6.000 do Banco do Brasil de Surfe em Maresias. Foto: WSL Brasil / Aleko Stergiou
A quinta-feira (24) foi de viradas emocionantes e performances sólidas na Praia de Maresias, no terceiro dia de disputas do QS 6.000 do Circuito Banco do Brasil de Surfe. O evento, válido pelo ranking da WSL South America, avançou com baterias do round 2 masculino e do round 1 feminino.
O dia começou com ondas tubulares de até 1,5 metro e condições excelentes, que mudaram ao longo das horas, com o mar ficando cada vez menor e mais manobrável. Na abertura das disputas, Douglas Silva deu um verdadeiro espetáculo com dois lindos canudos que renderam notas 9.17 e 7.33, totalizando 16.50 pontos. Muitos acreditaram que a primeira nota merecia um 10, mas como se tratava da primeira bateria do dia, os juízes podem ter segurado um pouco a escala, já que ela serve de parâmetro para o restante do evento.

Douglas Silva dá show de tubos na primeira bateria do dia. Foto: WSL Brasil / Aleko Stergiou
O destaque absoluto do dia foi Weslley Dantas, que brilhou com dois aéreos na mesma onda que renderam uma nota 9.57 e totalizou impressionantes 17.24 pontos, o maior somatório do campeonato até aqui. Ele também chamou atenção por surfar sem cordinha, reforçando seu estilo ousado e showman. Em sua bateria, derrotou três adversários fortes — Caio Costa (13.77), Luan Ferreyra, que mesmo com 13.00 pontos, foi eliminado junto com Rafael Teixeira.
Outros grandes nomes também se destacaram com somatórios elevados. Peterson Crisanto fez 14.63 pontos com direito a uma nota 9.00 em uma de suas ondas. Rafael Barbosa somou 14.00 pontos, enquanto Thiago Camarão marcou 14.33. Renan Peres Pulga também teve excelente desempenho e finalizou sua bateria com 15.54 pontos, incluindo uma nota 9.17 em um aéreo full rotation de frontside. Em uma das baterias mais equilibradas do dia, Mateus Herdy avançou com 13.93 pontos, deixando Fernando Junior fora da disputa com 9.03 e passando colado em Rafael Barbosa, que fez 14.00.

Peterson Crisanto arranca nota 9.00 dos juízes em Maresias. Foto: WSL Brasil / Aleko Stergiou
Além deles, também chamaram atenção os surfistas Alonso Correa (14.77), Ryan Kainalo (14.73), Lucas Vicente (13.70) e Lucas Silveira (13.94), reforçando o alto nível da competição e a competitividade da nova geração e dos nomes consolidados no surfe sul-americano.
Entre as mulheres, Sol Carrion brilhou com um somatório de 12.33 pontos, e Aurora Ribeiro avançou com 10.40. As atletas seguem avançando no evento, com destaque para a nova geração do surfe feminino brasileiro.

Sol Carrion é destaque entre as mulheres. Foto: WSL Brasil / Aleko Stergiou
O QS 6.000 em Maresias é uma das etapas mais importantes do calendário sul-americano e distribui 6.000 pontos ao campeão e à campeã, fundamentais na corrida por vagas no Challenger Series 2025.
As disputas seguem nesta sexta-feira, com chamada às 7h da manhã para tentativa de início às 7h30 com o round 2 feminino. Os homens também devem entrar em ação depois das mulheres. A previsão indica a entrada de vento maral no decorrer do dia, além de uma leve diminuição no tamanho das ondas. No entanto, um novo swell está previsto para o fim de semana, com boas ondas e ventos favoráveis. Acompanhe ao vivo pelo canal da WSL no YouTube e pelo site da World Surf League.