Ericeira, Portugal, é palco de batalhas emocionantes do Challenger Series da World Surf League. Foto: WSL / Poullenot
As disputas deste sábado colocaram fogo no Challenger Series da World Surf League (WSL), faltando apenas um dia para a finalização da etapa em Ericeira, Portugal, a penúltima da temporada na divisão de acesso do Circuito Mundial.
O brasileiro Mateus Herdy chegou a tirar a décima posição no ranking de Michael Rodrigues, entrando no grupo dos 10 que se classificam. Mas, duas baterias depois, Jake Marshall venceu o duelo norte-americano com Kade Matson e subiu para o oitavo lugar no ranking. Ele jogou o australiano Jackson Baker para o nono lugar, o brasileiro Samuel Pupo para décimo e Mateus Herdy caiu para 11º, à frente de Michael Rodrigues, que agora está na 12a posição.
Mateus Herdy chegou a entrar no G-10, mas saiu duas baterias depois e pode recuperar seu posto neste domingo. Foto: WSL / Poullenot
A briga vai prosseguir no domingo decisivo em Ericeira. Se Mateus Herdy passar por Jackson Bunch, entra na lista assumindo o oitavo lugar de Jake Marshall, com Samuel Pupo saindo do G-10. Mas, se Jake Marshall ganhar o confronto seguinte com o vice-líder já garantido na elite do ano que vem, Jacob Willcox, ele salta do nono para o sexto lugar e Mateus desceria para a nona posição. E se os dois venceram, terão um confronto direto dentro do G-10 na segunda semifinal.
Correndo por fora está Deivid Silva, também tentando a vaga no G-10. O atleta terá uma pedreira pela frente na abertura das quartas de final, o líder Cole Houshmand. O californiano venceu duas das quatro etapas do Challenger Series antes de Portugal, a de Sidney, na Austrália, e Ballito, na África do Sul. A única chance do DVD entrar no G-10 é chegar na grande final neste domingo, para ultrapassar os pontos de Jackson Baker e Samuel Pupo, que estão fechando a lista no momento.
Já fora da prova, Samuel Pupo tem a décima posição muito ameaçada em Ericeira. Foto: WSL / Poullenot
Os outros três classificados para as quartas de final também têm chances matemáticas de vaga no G-10. No entanto, para o havaiano Jackson Bunch, o francês Justin Becret e o norte-americano Dimitri Poulos, só interessa a vitória no EDP Vissla Ericeira Pro.
Se terminarem como vice-campeões, os três não conseguirão superar os 14.100 pontos de Samuel Pupo na décima posição no ranking atualizado após o encerramento das oitavas de final no sábado, em Portugal.
Deivid Silva precisa chegar no mínimo à final para entrar no G-10 da WSL. Foto: WSL / Poullenot
Entre as mulheres, Luana Silva precisa chegar à final da etapa portuguesa. A brasileira criada no Havaí vai encarar a experiente australiana Sally Fitzgibbons, líder do ranking do Challenger Series.
O ponto positivo é a previsão de que o domingo decisivo vai ter altas ondas em Ribeira D´Ilhas para finalizar o campeonato.
A disputa para entrar no G-10 e no G-5 feminino continuará intensa no último dia em Ericeira. Mas, a decisão pelas últimas vagas para o CT 2024, vai acontecer mesmo em Saquarema (RJ). A etapa brasileira do Challenger Series, na semana de 14 a 21 de outubro, na Praia de Itaúna, vai definir a lista completa dos 10 homens e 5 mulheres que completarão a nova elite da World Surf League no ano que vem.
A próxima chamada acontece às 3:15h (Brasília), para tentativa de início às 3:35h. Um swell com ótimas ondas está previsto para o último dia da janela de espera.
Luana Silva também precisa chegar à decisão em Ericeira para já ir a Saquarema dentro do G-5 Feminino. Foto: WSL / Poullenot
Quartas de final do Masculino
1 Deivid Silva (BRA) x Cole Houshmand (EUA)
2 Dimitri Poulos (EUA) x Justin Becret (FRA)
3 Mateus Herdy (BRA)
x Jackson Bunch (HAW)
4 Jake Marshall (EUA) x Jacob Wilcox (AUS)
Quartas de final do Feminino
1 Sally Fitzgibbons (AUS) x Luana Silva (BRA)
2 India Robinson (AUS) x Bronte Macaulay (AUS)
3 Alyssa Spencer (EUA) x Ellie Harrison (AUS)
4 Francisca Veselko (POR) x Zoe Benedetto (EUA)
Para ver os resultados completos na página da WSL, clique aqui.
*Reportagem com informações de João Carvalho, assessor de imprensa da WSL Latin America.