ISA Games volta a El SAlvador em 2023. Foto: Divulgação ISA / Surf City
A International Surfing Association (ISA) anunciou o retorno do ISA World Surfing Games a El Salvador em 2023. A competição, que foi disputada no país da América Central em 2021, novamente fará parte do processo de qualificação olímpica, dessa vez para os Jogos Olímpicos de Paris 2024.
O Surf City El Salvador ISA World Surfing tem data marcada para 30 de maio a 7 junho. Dois dias depois, de 9 a 18 de junho, El Salvador receberá a sétima etapa do Championship Tour 2023, a divisão de elite da World Surf League (WSL).
Assim como em 2021, o ISA Games terá como palcos as praias de El Sunzal e La Bocana, em El Tunco. Os quatro surfistas mais bem classificados por continente em cada gênero (masculino / feminino) poderão disputar as Olimpíadas de 2024.
Competição é sempre um espetáculo nas areias dos países anfitriões. Foto: Divulgação
Além de duas edições do ISA Games (2021 e 2023) e duas edições do Championship Tour da WSL (2022 e 2023), El Salvador tem recebido outros eventos de grande porte como o ISA Stand Up Paddle em 2019 e o ISA Júnior em 2022.
Para Nayib Bukele, presidente de El Salvador, a parceria com a ISA é mais um passo no projeto para estabelecer o País como um dos principais destinos de surf. “Surf é liberdade. O mundo precisa de liberdade, provavelmente mais do que em qualquer outro momento da nossa vida. Por isso, será uma grande honra fazer parte de sua promoção e celebração mais uma vez. Agradecemos à ISA e seu presidente, Fernando Aguerre, por nos incluir. El Salvador sempre será o lar de quem deseja difundir a cultura e os valores do surf”, falou Bukele.
Quem também celebra a parceria é Fernando Aguerre, presidente da ISA. “El Salvador continua se solidificando como parte essencial do caminho para o Surf Olímpico. Somos gratos ao presidente Bukele e à ministra Morena Valdez por compreenderem a missão da ISA, mas também por seu forte compromisso com o surf. Estamos felizes em continuar a expandir e fortalecer essa parceria e mostrar ao mundo que El Salvador é um destino de surf digno dos melhores eventos e surfistas do mundo. Nossos surfistas e equipes de todo o mundo adoram e apreciam a beleza de El Salvador, a calorosa hospitalidade e as excelentes ondas. Estamos ansiosos para voltar no próximo ano como parte do nosso remo para um mundo melhor através do surf”, falou Aguerre.
Jogos Olímpicos de Paris 2024 terão as batalhas de surf em Teahupoo, Polinésia Francesa. Foto: Divulgação WSL
Saiba mais sobre a ordem hierárquica de qualificação para os Jogos Olímpicos de 2024:
1 2023 World Surf League (WSL) Championship Tour: Primeiros 10 homens elegíveis e 8 primeiras mulheres elegíveis.
2 ISA World Surfing Games 2023: 4 homens e 4 mulheres selecionados com base em seu continente. Surfista elegível com o melhor resultado de cada gênero da África, Ásia, Europa e Oceania.
3 Jogos Pan-Americanos de 2023: Primeiro homem elegível e primeira mulher elegível nas competições de surf.
4 ISA World Surfing Games 2024: Primeiros 5 homens elegíveis e 7 primeiras mulheres elegíveis.
5 ISA World Surfing Games 2024: As equipes vencedoras por gênero qualificarão 1 lugar para seu respectivo país/NOC, independentemente do limite de cota de 2 por país.
6 Jogos Mundiais de Surf da ISA 2022: As equipes vencedoras por gênero qualificarão 1 lugar para seu respectivo país/NOC, independentemente do limite de cota de 2 por país.
7 Vaga da nação anfitriã: Uma vaga para homem e uma mulher será garantida para a nação anfitriã da França, a menos que já esteja preenchida pelas hierarquias acima. Caso os atletas da França se classifiquem regularmente, suas vagas serão realocadas para os surfistas qualificados com classificação mais alta dos Jogos Mundiais de Surf de 2024.
8 Universality Place: Pela primeira vez, um lugar por gênero será disponibilizado aos comitês olímpicos nacionais elegíveis. Uma consideração especial será dada à natureza da onda em Teahupoo em termos de critérios de elegibilidade para esses locais. Caso não haja surfistas qualificados nesta categoria, essas vagas serão realocadas para os surfistas elegíveis mais bem classificados dos Jogos Mundiais de Surf de 2024. O processo completo e os critérios de seleção para esses lugares serão comunicados posteriormente pelo COI.
A ISA trabalhará com o COI e a Solidariedade Olímpica para organizar campos de treinamento específicos no Taiti antes dos Jogos para fornecer aos surfistas qualificados e potencialmente qualificados a oportunidade de maximizar sua experiência na onda em Teahupoo.