
Deivid Silva é destaque na repescagem do MEO Rip Curl Pro Portugal. Foto: WSL / Laurent Masurel
O MEO Rip Curl Pro Portugal 2025, terceira etapa do Championship Tour (CT) da World Surf League (WSL), teve um domingo desafiador em Supertubos, com ondas inconsistentes e séries demoradas. Na repescagem do masculino, Deivid Silva, Edgard Groggia e Samuel Pupo avançaram, enquanto João Chianca e Ian Gouveia foram eliminados. No feminino, Luana Silva conseguiu passar pela repescagem, mas caiu nas oitavas diante de Molly Picklum, enquanto Tatiana Weston-Webb foi eliminada ainda na repescagem.
Os brasileiros que avançaram na repescagem se juntam a Italo Ferreira, Yago Dora, Filipe Toledo, Miguel Pupo e Alejo Muniz, que já haviam garantido vaga direta no round 3 após estreias vitoriosas no round 1.
Brasileiros avançam na repescagem do masculino
O melhor brasileiro do dia foi Deivid Silva, que venceu sua bateria na repescagem com 12.43 pontos, superando Jake Marshall (9.73) e Frederico Morais (8.07).
Edgard Groggia também avançou, com 11.27 pontos, ficando atrás apenas de Liam O’Brien. Já Samuel Pupo garantiu sua vaga na fase seguinte com uma performance consistente.
Por outro lado, João Chianca (8.37 pontos) e Ian Gouveia (6.80 pontos) foram eliminados. Chianca perdeu para Marco Mignot e Seth Moniz, enquanto Gouveia foi superado por Liam O’Brien e Edgard Groggia.

Samuel Pupo decola rumo às oitavas de final. Foto: WSL / Manel Geada
Luana Silva cai nas oitavas e Tatiana Weston-Webb é eliminada na repescagem
No feminino, Luana Silva avançou na repescagem, mas foi eliminada nas oitavas de final por Molly Picklum, que venceu com 11.03 contra 8.87 pontos.
Tatiana Weston-Webb se despediu mais cedo do evento, sendo eliminada na repescagem com 4.30 pontos, atrás de Sawyer Lindblad e Bettylou Sakura Johnson.

Edgard Groggia também supera a repescagem do Rip Curl Pro Portugal em Peniche. Foto: WSL / Laurent Masurel
Destaques do dia no MEO Rip Curl Pro Portugal
- Deivid Silva, melhor brasileiro do dia, com 12.43 pontos.
- Caroline Marks (13.24), Caitlin Simmers (13.24) e Erin Brooks (13.67) se destacaram no feminino.
- Molly Picklum eliminou Luana Silva nas oitavas com 11.03 pontos.
Próxima fase e cronograma
A chamada para segunda-feira (17) será às 03h50 no horário de Brasília, com possível início às 04h05. O cronograma prevê:
- Quartas de final do feminino
- Round 3 e Oitavas do masculino
- Baterias simultâneas (overlapping heats), caso as condições permitam
Previsão das ondas
De acordo com a previsão do Surfline, uma forte ondulação vinda do oeste está a caminho, trazendo condições desafiadoras para os próximos dias no MEO Rip Curl Pro Portugal 2025. O mar deve apresentar grandes variações, exigindo adaptação dos competidores.
• Segunda-feira (17): O dia começa com ondas entre 3-5 pés, aumentando rapidamente para 10-20 pés à tarde. O período da manhã deve ter condições semi-limpas, melhorando ao longo do dia com o vento virando para terral no período da tarde. No entanto, a força da ondulação pode gerar séries fechando no outside.
• Terça-feira (18): Ondas entre 10-15 pés pela manhã, diminuindo para 8-10 pés à tarde. Condições boas e limpas no início do dia, mas o vento onshore entra ao longo da tarde, deixando o mar mais mexido.
• Quarta-feira (19): Onda de 8-12 pés, mas com qualidade ruim devido a ventos fortes e mar mexido. Condições instáveis e desorganizadas ao longo do dia.
• Quinta-feira (20) e Sexta-feira (21): Mar grande e desordenado, com séries de até 15 pés e ventos fortes, prejudicando a formação das ondas. Expectativa de poucas janelas de boas condições.
• Fim de semana (22-23): O mar deve seguir grande no sábado, mas a tendência é de melhoria gradual no domingo, com ventos mais fracos e ondas mais organizadas. A expectativa é de um final de janela mais favorável para boas baterias em Supertubos.
• Últimos dias da janela (24-25): Ainda há incertezas, mas o cenário é promissor, com possibilidade de vento mais fraco e ondulação em declínio, criando boas condições para os momentos decisivos do evento.

Luana Silva avança uma fase, mas cai nas oitavas em Peniche. Foto: WSL / Manel Geada
Baterias do Round 3 – Masculino
1 – Jack Robinson (AUS) X Ian Gentil (HAW)
2 – Crosby Colapinto (EUA) X Liam O’Brien (AUS)
3 – Yago Dora (BRA) X Samuel Pupo (BRA)
4 – Jake Marshall (EUA) X Imaikalani deVault (HAW)
5 – Ethan Ewing (AUS) X Gatien Delahaye (FRA)
6 – Connor O’Leary (JAP) X Cole Houshmand (EUA)
7 – Filipe Toledo (BRA) X Alejo Muniz (BRA)
8 – Jordy Smith (AFS) X Alan Cleland (MEX)
9 – Italo Ferreira (BRA) X Jorgann Couzinet (FRA)
10 – Ramzi Boukhiam (MAR) X Joel Vaughan (AUS)
11 – Rio Waida (IND) X Deivid Silva (BRA)
12 – Kanoa Igarashi (JAP) X Matthew McGillivray (AFS)
13 – Griffin Colapinto (EUA) X Marco Mignot (FRA)
14 – Miguel Pupo (BRA) X Seth Moniz (HAW)
15 – Leonardo Fioravanti (ITA) X Jackson Bunch (HAW)
16 – Barron Mamiya (HAW) X Edgard Groggia (BRA)
Quartas de final – Feminino
1 – Caroline Marks (EUA) x Johanne Defay (FRA)
2 – Molly Picklum (AUS) x Tyler Wright (AUS)
3 – Caitlin Simmers (EUA) x Erin Brooks (CAN)
4 – Bella Kenworthy (EUA) x Gabriela Bryan (HAW)