
Talia Swindal vence as duas categorias femininas do Barbados Surf Pro 2025. Foto: © WSL / Nichols
A talentosa surfista norte-americana Talia Swindal fez história no BTMI Barbados Surf Pro 2025 ao conquistar uma façanha inédita: venceu tanto o Qualifying Series (QS) 5.000 quanto a categoria Pro Junior no tradicional pico de Soup Bowl, em Bathsheba. Swindal demonstrou domínio total ao longo de toda a competição, superando nomes fortes em ambas as categorias e se consolidando como um dos grandes destaques da nova geração.
Na final do QS feminino, Swindal enfrentou Reid Van Wagoner (EUA) e mostrou consistência com boas manobras de frontside, garantindo a vitória com 11.17 pontos. Logo depois, voltou à água para disputar a final do Pro Junior, onde novamente derrotou Van Wagoner e garantiu a dobradinha com mais uma performance sólida.

Carlos Muñoz leva a melhor no QS 5.000 masculino em Soup Bowl. Foto: © WSL / Nichols
Entre os homens, o destaque foi o costarriquenho Carlos Muñoz, que confirmou sua vaga no Challenger Series (CS) com uma vitória imponente. Demonstrando excelente forma e potência nas manobras, Muñoz venceu o mexicano Sebastian Williams na final do QS masculino com um somatório de 16.77 pontos, incluindo duas notas acima de 8.0.
Na categoria masculina do Pro Junior, quem brilhou foi Will Deane (EUA), que conquistou sua primeira vitória em eventos da WSL e fechou o ranking na liderança. Deane mostrou alto nível de surfe desde as fases iniciais e dominou a final com um 8.17 e um 7.00, superando nomes como Wheeler Hasburgh, Kai Kushner e Hayden Rodgers.

Will Deane faz a festa no Pro Junior masculino. Foto: © WSL / Nichols
Com o fim do evento, foram definidos os classificados para o Challenger Series 2025, circuito de acesso à elite do surfe mundial. É importante destacar que a WSL considera a América do Norte e a América Central como uma única região para fins de ranking, o que permite a participação e classificação de surfistas de países como Costa Rica, México, Panamá, Nicarágua e El Salvador ao lado de atletas dos Estados Unidos e Canadá.
Inclusive, o peruano Lucca Mesinas, embora seja da América do Sul, liderou o ranking norte-americano por competir majoritariamente nas etapas dessa zona regional.

Lucca Mesinas é o melhor da região no ranking do Qualifying Series. Foto: © WSL / Nichols
Resultados finais – BTMI Barbados Surf Pro 2025
QS feminino
1º – Talia Swindal (EUA) – 11.17
2º – Reid Van Wagoner (EUA) – 8.10
QS masculino
1º – Carlos Muñoz (CRC) – 16.77
2º – Sebastian Williams (MEX) – 14.87
Pro Junior feminino
1º – Talia Swindal (EUA) – 13.67
2º – Reid Van Wagoner (EUA) – 11.67
Pro Junior masculino
1º – Will Deane (EUA) – 15.60
2º – Wheeler Hasburgh (CAN) – 14.17
Classificados da América do Norte e Central para o Challenger Series 2025
Feminino:
-
Kirra Pinkerton (EUA)
-
Reid Van Wagoner (EUA)
-
Sanoa Dempfle-Olin (CAN)
-
Leilani McGonagle (CRC)
Masculino:
-
Lucca Mesinas (PER)
-
Jett Schilling (EUA)
-
Carlos Muñoz (CRC)
-
Taro Watanabe (EUA)
-
Lucas Cassity (MEX)
-
Dimitri Poulos (EUA)
-
Ryan Huckabee (EUA)