
Carissa Moore deixa o Tour da WSL por tempo indeterminado. Foto: WSL / Cestari
A pentacampeã mundial Carissa Moore (HAW) anunciou hoje que se afastará do surfe competitivo para iniciar um novo capítulo em sua vida e carreira. A atleta de 31 anos, natural da costa sul de Oahu, competirá em casa no Lexus Pipe Pro Presented by YETI antes de se retirar do Championship Tour (CT), e receberá o wildcard para competir no SHISEIDO Tahiti Pro. Em seguida, ela participará dos Jogos Olímpicos de Paris 2024 antes de tirar um tempo pessoal afastada das competições.
“À medida que Carissa Moore compartilha sua decisão deste novo capítulo, refletimos sobre sua incrível jornada e o impacto profundo que ela teve no surfe”, disse Jessi Miley-Dyer, Chefe de Esportes da WSL.
“Ela é uma campeã e um exemplo dentro e fora da água. Ao longo de sua carreira, Carissa exemplificou graça, resiliência e excelência competitiva. Suas conquistas transcendem o esporte, trazendo um novo nível de atletismo e progressão ao surfe. A dedicação de Carissa em ultrapassar limites tem sido inspiradora, e sua ausência na cena competitiva será profundamente sentida.”
Competidora nata que sempre traz seu melhor desempenho e demonstrou sua grandeza no CT desde 2010, Moore opta por se afastar dessa faceta de sua vida e carreira. Na vanguarda da progressão do surfe por anos, a havaiana decidiu desafiar a si mesma fora da competição após os Jogos Olímpicos.
“Estou animada para ver o que mais há, fora da camisa de competição”, disse Moore. “Não gosto da palavra aposentadoria. Prefiro dizer uma saída do tour, ou apenas dar um passo para trás, ou mudar de rumo, ou, tipo, evoluir.”
Duas vezes vice-campeã e vencedora defensora do evento em Pipeline, Moore terá a oportunidade de celebrar uma carreira incrivelmente bem-sucedida com a comunidade de North Shore e seus fãs no Lexus Pipe Pro. Seu histórico no Havaí, com cinco vitórias em eventos, incluindo uma como convidada antes mesmo de entrar no CT, a torna uma favorita absoluta.
Primeira medalhista de ouro olímpica no surfe nos Jogos Olímpicos de Tóquio 2020, Moore também buscará defender sua medalha nos Jogos Olímpicos de Paris 2024, que acontecerão no Tahiti neste verão. Ela chegou às quartas de final duas vezes em Teahupo’o no CT e receberá um wildcard para o evento deste ano, continuando a acumular experiência e aprimorar suas habilidades em um dos line-ups mais desafiadores do mundo antes dos Jogos Olímpicos.
Relembrando: A carreira de Moore em números
A incrível carreira de 13 anos de Moore é decorada com quase todas as honrarias possíveis do surfe profissional, incluindo cinco títulos mundiais e a primeira medalha de ouro olímpica no surfe. Moore competiu em 120 eventos do Championship Tour, conquistando 28 vitórias ao longo de sua carreira.
Moore ingressou no Championship Tour em 2010, representando uma ameaça imediata para suas concorrentes. Em seu primeiro ano no Tour, ela terminou em terceiro lugar geral e foi nomeada Estreante do Ano. Na temporada seguinte, conquistou seu primeiro título mundial com apenas 18 anos, tornando-se a pessoa mais jovem, homem ou mulher, a fazê-lo. Moore, sem dúvida, introduziu uma nova era de surfe de potência no CT.
Moore incorpora o espírito Aloha e criou a Moore Aloha Foundation para inspirar a próxima geração de jovens surfistas. Ela é verdadeiramente uma pioneira no esporte e continuará impulsionando a progressão do surfe em seu novo capítulo.