Conecte-se conosco

Big Waves

Bodysurf é uma das atrações do Prêmio Brasileiro de Ondas Grandes

Breno Diniz, Kalani Lattanzi e outros atletas disputam o Prêmio Brasileiro Ocyan de Ondas Grandes na categoria Bodysurf.

Publicado

em

Breno Diniz se diverte de bodysurf na rasa bancada da Laje de Ipanema, Rio de Janeiro (RJ). Foto: JC Rodrigues

Breno Diniz se diverte de bodysurf na rasa bancada da Laje de Ipanema, Rio de Janeiro (RJ). Foto: JC Rodrigues

Nem sempre é necessário ter uma prancha para se divertir nas ondas, e um exemplo disso é o Bodysurf, modalidade do esporte em que o praticante utiliza o próprio corpo para surfar. Popularmente conhecido como “jacaré” ou “surfe de peito”, o esporte é bastante praticado no Brasil e está incluído no tradicional Prêmio Brasileiro Ocyan de Ondas Grandes, que está em sua quinta edição.

Nomes como Kalani Lattanzi, Breno Diniz, Briguitte Linn e Katie McConnell figuram entre os inscritos na competição. A categoria abrange ainda a modalidade Handsurf, em que o praticante usa uma pranchinha na mão para deslizar sobre a onda.

As praias do litoral do Rio de Janeiro são maioria na lista, como Leme, Itacoatiara, Laje de Ipanema, Copacabana e Recreio dos Bandeirantes, mas também constam points de surf como a praia da Joaquina, em Florianópolis (SC) e a praia do Silveira, em Garopaba (SC), dentre outras.

Katie McConnel passeia pelo salão em Itacoatiara (RJ). Foto: Matheus Couto

Katie McConnel passeia pelo salão em Itacoatiara (RJ). Foto: Matheus Couto

O prazo para inscrição termina nesta sexta-feira (31). Apenas as ondas surfadas a partir de 01/04/2022 são válidas. Os registros podem ser tanto em fotos como em vídeos.

O Prêmio Brasileiro Ocyan de Ondas Grandes tem ainda as categorias Maior Onda do Ano, Melhor Onda do Ano (feminino e masculino), Melhor Onda Bodyboard (Masculino e Feminino) e Maior Vaca, todas para o surf. Ao todo, a premiação ultrapassa a marca de R$ 50 mil. Para participar, basta se inscrever de forma gratuita no site oficial https://www.brasileirodeondasgrandes.com.br.

Sobre o Prêmio Brasileiro Ocyan de Ondas Grandes

Considerada uma das principais premiações do surf nacional, o Prêmio Brasileiro Ocyan de Ondas Grandes tem como objetivo eleger as melhores e mais impressionantes ondas surfadas no litoral brasileiro através do registro fotográfico e de vídeo. Em sua última edição, recebeu 447 inscrições, o que foi considerado um recorde.

A esmagadora maioria foi do estado do Rio de Janeiro (350), seguida do Espírito Santo (38), Santa Catarina (36), Bahia (7), São Paulo (5) e Pernambuco (2). Houve também recorde de participação feminina, mais de 75 ondas grandes surfadas por mulheres, além do alcance estrondoso de mais de 28 milhões de pessoas nas redes sociais.

Os vencedores do Prêmio Brasileiro Ocyan de Ondas Grandes serão anunciados em abril durante a cerimônia de premiação que acontecerá no Rio de Janeiro.

O Prêmio Brasileiro Ocyan de Ondas Grandes conta com o patrocínio Master da Ocyan, co-patrocínio da Interoceanica e Lyra Navegação, apoio do Hotel BELoft e Blocos Teccel, com parceria de mídia do Canal Woohoo, RicoSurf e SurfGuru.

Mauricio Afonso não se intimida com as ondas pesadas e água fria na Joaquina (SC). Foto: Messias

Mauricio Afonso não se intimida com as ondas pesadas e água fria na Joaquina (SC). Foto: Messias

Os campeões da 4ª edição do Prêmio Brasileiro de Ondas Grandes:

Prêmio Ocyan Onda do Ano Masculino: Daniel Rangel – Avalanche/ES – Jair Ferreira
Prêmio Ocyan Onda do Ano Feminino: Michelle des Bouillons – Laje da Besta/RJ — Renan Vignolli
Maior Onda do Ano: Pedro Calado — Itacoatiara/RJ — Gleyson Silva
Maior Vaca: Kallani Lattanzi — Itacoatiara/RJ — Matheus Couto
Melhor Onda Bodyboard Feminino: Paola Simão — Itacoatiara/RJ — Guto Ribas
Melhor Onda Bodyboard Masculino: Breno Kuster — Avalanche / ES — Jair Ferreira
Melhor Onda Kitesurff: Sebastian Ribeiro — Florianópolis/SC — Tiago Azzi
Melhor Onda Bodysurf: Breno Diniz – Leme/RJ — Sheila Machado

SERVIÇO:

5ª edição do Prêmio Brasileiro Ocyan de Ondas Grande
Site para inscrições: www.brasileirodeondasgrandes.com.br.
Instagram: @brasileirodeondasgrandes

Continue Lendo
Clique para comentar

Deixe uma Resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Big Waves

Prêmio Brasileiro Ocyan de Ondas Grandes abre inscrições

Prêmio Brasileiro Ocyan de Ondas Grandes lança sexta edição e abre inscrições para surfistas de todo o País.

Publicado

em

Pernambucano Paulo Moura encara a praia de Naufragados (SC) e vence Prêmio Brasileiro Ocyan de Ondas Grandes na categoria Maior Onda. Foto: Humberto Ferreira

Com esta onda na praia de Naufragados (SC), Paulo Moura venceu o Prêmio Brasileiro Ocyan de Ondas Grandes na categoria Maior Onda em 2023. Foto: Humberto Ferreira

Belíssimas praias de norte à sul do país e ondas enormes para surfar. Quem gosta deste cenário, é melhor se preparar, pois, o Prêmio Brasileiro Ocyan de Ondas Grandes está de volta! Após realizar a maior comemoração de sua história em 2023, o evento, que premia as performances mais impressionantes realizadas nas maiores ondas do litoral brasileiro, vem com tudo para a sua 6ª edição. E já chega com novidade em dose dupla: nesta quinta-feira, 1 de fevereiro, será lançado o site oficial do Prêmio Brasileiro Ocyan de Ondas Grandes 2024. Nesta mesma data serão abertas as inscrições para a competição considerada uma das principais celebrações do surf nacional.

No portal www.brasileirodeondasgrandes.com.br, surfistas profissionais e amadores, além de fotógrafos e cinegrafistas, terão a oportunidade de inscrever os registros em foto ou vídeo das maiores ondas surfadas em três modalidades, no masculino e no feminino: Surf, Bodyboard e Bodysurf. As categorias são: Maior Onda do Ano, Melhor Onda do ano (feminino e masculino), Melhor Onda Bodysurf, Melhor Onda Bodyboard e Maior Vaca. As inscrições ficarão abertas até o dia 31 de março. Podem ser inscritas ondas surfadas no período de 01/04/23 e 31/03/24.

No ano passado, a competição recebeu quase 500 inscrições. A esmagadora maioria foi do estado do Rio de Janeiro, seguida do Espírito Santo, Santa Catarina, Bahia, São Paulo e Pernambuco. Houve também recorde de participação feminina, mais de 75 ondas grandes surfadas por mulheres, além do alcance estrondoso de mais de 28 milhões de pessoas nas redes sociais. Este ano, a organização almeja continuar superando records dos anos anteriores aumentando o número de inscrições e presença de surfistas mulheres.

Segundo Guilherme Braga organizador do evento, “o último ano foi marcado por muitos momentos extremos da natureza em um ano bem atipico com muito calor no inverno do sudeste e diversas ressacas fenomenais que atigiram o sul do Brasil e litoral do Rio principalmente. Recentemente na virada do ano também tivemos fortes ondas em Noronha, tudo mostra que será mais um ano de dispútas acirradas entre as diversas regiões do país e surfistas destemidos de todo o Brasil.”

Mais uma vez, o evento abrirá portas para que surfistas locais de qualquer região do Brasil tenham a oportunidade de disputarem com atletas de destaque nacional. Além disso, o Prêmio segue provando que a costa litorânea brasileira tem ondas grandes para dar e vender. Os competidores finalistas serão anunciados no início do mês de abril e a cerimônia de premiação acontecerá no Rio de Janeiro, em abril.

Atletas abrem o ano com vitória internacional

Big riders e Watermans de reconhecimento mundial como Lucas Chumbo, Michelle Des Bouillons e Pedro Scooby já começaram o ano colecionando vitórias. Os rapazes acabaram de conquistar o título de melhor dupla e Chumbo ainda venceu no individual masculino, do evento de Nazaré de Ondas Gigantes, em Portugal. Quem também já está se aquecendo é Michele Des Bouillons. A atleta conquistou o segundo lugar, no individual feminino, em Nazaré.

Os três marcaram presença na edição passada do Prêmio Brasileiro Ocyan de Ondas Grandes. Na ocasião, Chumbo venceu na categoria melhor vaca por onda surfada na Laje de Gardenal, no Rio de Janeiro, e Michele ficou em terceiro lugar, na categoria Ocyan Onda do Ano Feminino, ao encarar as águas da Laje de Manitiba, também no Rio de Janeiro. Já Scooby esteve no local e curtiu a cerimônia de premiação ao lado do filho Dom, de 11 anos.

Patrocínios

O Prêmio Brasileiro Ocyan de Ondas Grandes conta com o patrocínio Master da Ocyan e co-patrocínio da Lyra Navegação, Parceria de Mídia Canal Woohoo e Site Ricosurf, Organização Kauza e Extreme Club.

Aspas patrocinador “Apoiar este prêmio pelo terceiro ano consecutivo é não apenas incentivar um dos esportes mais populares e democráticos do Brasil, o surfe, mas também reforçar nosso amor pelo mar, nosso terreno, de onde vem toda a energia e vocação da Ocyan e seus negócios”, celebra André Luiz Barros, gerente de Comunicação, Responsabilidade Social e Diversidade da Ocyan.

Confira os vencedores de cada categoria em 2023:

Maior Onda do Ano

1º lugar
Atleta: Paulo Moura – Cinegrafista: Humberto Ferreira – Local: Naufragados (SC)

2º lugar
Atleta: Ian Concenza – Cinegrafista: Renan Vignoli – Local: Laje de Manitiba (RJ)

3º lugar
Atleta: Gabriel Sampaio – Cinegrafista: Pedro Rolon – Local: Itacoatiara (RJ)

Ocyan Onda do Ano Masculino

1º lugar
Atleta: Guilherme Hilel – Cinegrafista: Matheus Couto – Local: Barrinha (RJ)

2º lugar
Atleta: João Chianca – Cinegrafista: Matheus Couto – Local: Barrinha (RJ)

3º lugar
Atleta: Pedro Calado – Cinegrafista: Matheus Couto – Local: Itacoatiara (RJ)

Ocyan Onda do Ano Feminino

1º lugar
Atleta: Michaela Fragonese – Cinegrafista: Cesar Aiello – Local: Itacoatiara (RJ)

2º lugar
Atleta: Alessandra Marinelli – Cinegrafista: Renan Vignoli – Local: Laje de Manitiba (RJ)

3º lugar
Atleta: Michele Des Bouillons – Cinegrafista: Renan Vignoli – Local: Laje de Manitiba (RJ)

Melhor Vaca

1º lugar
Atleta: Lucas Chumbo – Cinegrafista: Yunes Khader – Local: Laje de Gardenal (RJ)
Melhor Onda Bodyboard Feminino

1º lugar
Atleta: Camille Oliveira – Cinegrafista: Matheus John – Local: Rosa Sul (SC)

Melhor Onda Bodyboard Masculino

1º lugar
Atleta: Dudu Pedra – Cinegrafista: Caio Amaral – Local: Itacoatiara (RJ)

Melhor Onda Bodysurf

1º lugar
Atleta: Kalani Latanzi– Cinegrafista: Matheus Couto– Local: Itacoatiara (RJ)

Sobre o Prêmio Brasileiro Ocyan de Ondas Grandes

Considerada uma das principais premiações do surf nacional, o Prêmio Brasileiro Ocyan de Ondas Grandes tem como objetivo eleger as melhores e mais impressionantes ondas surfadas no litoral brasileiro através do registro fotográfico e de vídeo. Na edição de 2023, a competição recebeu 471 inscrições, o que foi considerado um recorde na história do prêmio!

Continue Lendo

Big Waves

Lucas Chumbo e Pedro Scooby vencem em Nazaré

Brasileiros Lucas Chumbo e Pedro Scooby conquistam o principal campeonato de ondas gigantes do mundo.

Publicado

em

Lucas Chumbo vence na categoria individual do Nazaré Big Wave Challenge e também na dupla ao lado de Pedro Scooby. Foto: Divulgação WSL

Lucas Chumbo vence na categoria individual do Nazaré Big Wave Challenge e também na dupla ao lado de Pedro Scooby. Foto: Divulgação WSL

Nesta segunda-feira (22), os brasileiros Pedro Scooby e Lucas Chumbo venceram o Tudor Nazaré Big Wave Challenge, o principal campeonato de ondas gigantes do planeta, disputado na Praia do Norte, em Nazaré, Portugal. A dupla de big riders conseguiu dominar os paredões gigantes de água e se destacaram entre os melhores surfistas do mundo.

A competição funcionou em formato de duplas, sendo 18 surfistas de ondas gigantes desafiando os seus limites em seis baterias de 40 minutos. Cada equipe participou de duas baterias, com os dois atletas se revezando entre pilotar os jet-skis e surfar. As duas melhores ondas de cada big rider contavam para o somatório, sendo a maior delas ganhando pontuação dobrada.

“Eu estava um pouco doente nos últimos dias, até estava pensando em não competir, mas minha mãe e o Chumbo me deram todo o apoio necessário e acreditaram em mim, e no final das contas, valeu a pena! Eu falei para o Chumbo que não estava 100%, mas que iria dar o meu melhor para tentarmos vencer esse campeonato. Estou muito feliz com esse momento”, conta Scooby.

Lucas Chumbo e Pedro Scooby fazem a festa nas duplas do Nazaré Big Wave Challenge. Foto: Divulgação WSL

Lucas Chumbo e Pedro Scooby fazem a festa nas duplas do Nazaré Big Wave Challenge. Foto: Divulgação WSL

Os cariocas Scooby e Chumbo não deram chances ao seus oponentes. No somatório geral, Lucas Chumbo terminou a competição como o principal destaque, finalizando com 23.33 pontos – 7.83 (2x) e 7.67 como suas melhores notas -, já Pedro Scooby se destacou como o 5º melhor do evento, alcançando um somatório de 17.83 pontos – 6.33 (2x) e 5.17 como suas melhores notas. Ao todo, a dupla brasileira terminou como líder isolada do campeonato, alcançando a pontuação geral de 41.16 pontos. O vice-campeonato ficou com o português Nic Von Rupp e seu companheiro francês Clement Roseyro, com uma pontuação total de 37.81 pontos.

SOBRE PEDRO SCOOBY

Nascido no bairro de Curicica, Rio de Janeiro, Pedro Henrique Mota Vianna, mais conhecido como Pedro Scooby, de 35 anos, se tornou um dos maiores surfistas de ondas gigantes do mundo. O atleta foi vice-campeão do Nazaré Tow Surfing Challenge, principal competição do surf de ondas gigantes, que também o premiou como atleta de destaque pela maior nota da competição; além de ter sido indicado ao Big Wave Awards 2022, o “Oscar” do surf de ondas gigantes, como finalista nas categorias de maior onda surfada e surfista do ano.

Pedro Scooby em uma bomba na praia do Norte, Nazaré, palco do Big Wave Challenge da WSL. Foto: Poullenot / WSL

Pedro Scooby em uma bomba na praia do Norte, Nazaré, palco do Big Wave Challenge da WSL. Foto: Poullenot / WSL

Além de ser uma potência do esporte, Pedro Scooby também possui projetos que englobam sustentabilidade, moda e, claro, surf. O surfista é patrocinado pelas maiores e mais diversas marcas de esporte e lifestyle, como a Red Bull, Oakley, Bulgari, Bet Nacional e Corona. Como empreendedor, o atleta é sócio da Mamba Water, a primeira marca de água brasileira em lata, que carrega o propósito de levar água potável para regiões carentes, a cada lata vendida.

Além disso, o atleta é o apresentador do Podpah Visita, programa do Podpah, na qual ele conhece as casas e intimidades de celebridades das mais diversas áreas, além de visitar eventos, locais históricos, campeonatos e treinos.

Continue Lendo

Big Waves

Série ‘100 Foot Wave’ vence categoria no Emmy Awards

Série documental Série ‘100 Foot Wave’, com participação de Pedro Scooby, vence categoria no Emmy Awards.

Publicado

em

Série '100 Foot Wave', com participação de Pedro Scooby, vence categoria no Emmy. Foto: Divulgação

Série ‘100 Foot Wave’, com participação de Pedro Scooby, vence categoria no Emmy. Foto: Divulgação

Neste fim de semana, a primeira fase do Emmy Awards, nomeada Creative Arts Emmy, aconteceu em Los Angeles, nos Estados Unidos, premiando produções em categorias técnicas e de gêneros televisivos. A série documental 100 Foot Wave (A onda de 100 pés), produzida pela HBO e que conta em seu elenco com o surfista de ondas gigantes Pedro Scooby, venceu a categoria de melhor cinematografia em programa de não-ficção, vencendo concorrentes de peso pelo prêmio.

“Fiquei muito feliz com a indicação da série para várias categorias dessa premiação tão importante, e ainda mais feliz de saber que a série venceu como melhor cinematografia. É um feito enorme para o surfe de ondas gigantes. Tenho certeza que muitas pessoas gostaram de acompanhar um pouco da nossa história e de conhecer mais sobre o surf de ondas gigantes. Acho que a série conseguiu passar pelo menos um pouco do sentimento e da adrenalina que sentimos na nossa rotina”, conta Scooby.

Pelo segundo ano consecutivo, a produção foi indicada para o prêmio de melhor série documental, mas, dessa vez, com outras cinco nomeações. “A onda de 100 pés” conta sobre a jornada do pioneiro do surf de ondas gigantes, Garrett Mcnamara, e dos principais surfistas do mundo, como Pedro Scooby, na procura pela onda perfeita de 30 metros de altura, além de contar sobre a evolução do esporte ao longo dos anos e das dificuldades enfrentadas pelos big riders ao redor do mundo. A maioria das imagens é feita na região de Nazaré, em Portugal, onde se encontram as maiores ondas do planeta.

Ao todo, a série da HBO foi indicada em seis categorias da premiação: melhor cinematografia em programa de não-ficção, melhor documentário de não-ficção, melhor edição de fotografia, melhor edição de som em programa de não-ficção, melhor mixagem de som em programa de não-ficção e melhor roteiro de não-ficção. Ao vencer a categoria de melhor cinematografia, a produção desbancou outros gigantes da Tv americana: Secrets of the elephants: Desert, do National Geographic; Stanley Tucci: Searching For Italy, da CNN; Still: A Michael J.Fox Movie, da AppleTV+; The 1619 project; “Justice”, da Hulu e The Territory, do National Geographic.

SOBRE PEDRO SCOOBY

Nascido no bairro de Curicica, Rio de Janeiro, Pedro Henrique Mota Vianna, mais conhecido como Pedro Scooby, de 35 anos, se tornou um dos maiores surfistas de ondas gigantes do mundo. O atleta foi vice-campeão do Nazaré Tow Surfing Challenge, principal competição do surf de ondas gigantes, que também o premiou como atleta de destaque pela maior nota da competição; além de ter sido indicado ao Big Wave Awards 2022, o “Oscar” do surf de ondas gigantes, como finalista nas categorias de maior onda surfada e surfista do ano.

Além de ser uma potência do esporte, Pedro Scooby também possui projetos que englobam sustentabilidade, moda e, claro, surf. O surfista é patrocinado pelas maiores e mais diversas marcas de esporte e lifestyle, como a Red Bull, Oakley, Bulgari, Bet Nacional e Corona. Como empreendedor, o atleta é sócio da Mamba Water, a primeira marca de água brasileira em lata, que carrega o propósito de levar água potável para regiões carentes, a cada lata vendida.

Além disso, o atleta é o apresentador do Podpah Visita, programa do Podpah, na qual ele conhece as casas e intimidades de celebridades das mais diversas áreas, além de visitar eventos, locais históricos, campeonatos e treinos.

Continue Lendo

Bombando

Você não pode copiar conteúdos deste site.