
A sexta-feira (4) foi intensa no El Salvador Pro 2025, com a realização das baterias de repescagem masculina e feminina em ondas limpas de 3 a 4 pés em Punta Roca. A WSL optou por uma programação compacta, que resultou nas primeiras eliminações do evento e definiu os confrontos do Round dos 32 e das oitavas de final.
Samuel Pupo deu um show na sua bateria e somou 14.07 pontos, sua melhor atuação da temporada até agora. “Acho que havia alguma pressão, mas tentei encarar como se fosse minha primeira bateria no evento. Queria resetar a mente e mostrar meu surfe”, disse Samuel, que agora busca embalar nos próximos eventos do ano.
Também avançaram os brasileiros Miguel Pupo e Alejo Muniz. Miguel estava em terceiro até os minutos finais, mas achou uma onda 7.10 para virar sobre Edgard Groggia, que acabou eliminado. O destaque da bateria foi o wildcard local Bryan Perez, que venceu com notas 7.33 e 6.80. “Só quero me divertir, pegar boas ondas e curtir com minha família e meu técnico que estão aqui comigo”, disse Perez, ovacionado pela torcida local.
Na bateria seguinte, o norte-americano Levi Slawson venceu com 7.00 pontos. Mesmo surfando com lesão no tornozelo, ele superou Alejo Muniz, que avançou em segundo, e eliminou o australiano Liam O’Brien.

Alejo Muniz garantiu sua vaga no Round dos 32 com uma atuação consistente na repescagem em Punta Roca. Foto: WSL / Aaron Hughes
No feminino, a campeã mundial júnior de 2024 Luana Silva somou 13.00 pontos (7.00 + 6.00) e venceu sua bateria contra Alyssa Spencer e Sally Fitzgibbons. “Esse pico tem muitos fatores: calor, pedras, sol direto. Às 7h da manhã o sol bate na cara e atrapalha muito a leitura da onda”, explicou Luana, agora nas oitavas.

Luana Silva vence sua bateria da repescagem e está classificada para as oitavas de final do El Salvador Pro. Foto: WSL / Emma Sharon
Com isso, o Brasil segue com nove atletas no masculino e Luana Silva no feminino. Já estavam garantidos no Round 3: Filipe Toledo, Italo Ferreira, João Chianca, Yago Dora, Deivid Silva e Ian Gouveia.
Round 3 – Masculino
- Yago Dora (BRA) x Samuel Pupo (BRA)
- Connor O’Leary (JAP) x Seth Moniz (EUA)
- Griffin Colapinto (EUA) x Matthew McGillivray (AFS)
- Rio Waida (IND) x Marco Mignot (FRA)
- Ethan Ewing (AUS) x Levi Slawson (EUA)
- João Chianca (BRA) x Joel Vaughan (AUS)
- Kanoa Igarashi (JAP) x Crosby Colapinto (EUA)
- Jack Robinson (AUS) x George Pittar (AUS)
- Italo Ferreira (BRA) x Bryan Perez (ESA)
- Ramzi Boukhiam (MAR) x Jackson Bunch (EUA)
- Jordy Smith (AFS) x Deivid Silva (BRA)
- Leonardo Fioravanti (ITA) x Ryan Callinan (AUS)
- Barron Mamiya (EUA) x Alejo Muniz (BRA)
- Jake Marshall (EUA) x Cole Houshmand (EUA)
- Miguel Pupo (BRA) x Ian Gouveia (BRA)
- Filipe Toledo (BRA) x Alan Cleland (MEX)
Oitavas de final – Feminino
- Caitlin Simmers (EUA) x Luana Silva (BRA)
- Sawyer Lindblad (EUA) x Lakey Peterson (EUA)
- Gabriela Bryan (EUA) x Alyssa Spencer (EUA)
- Erin Brooks (CAN) x Bella Kenworthy (EUA)
- Molly Picklum (AUS) x Kirra Pinkerton (EUA)
- Brisa Hennessy (CRC) x Vahine Fierro (FRA)
- Caroline Marks (EUA) x Isabella Nichols (AUS)
- Tyler Wright (AUS) x Bettylou Sakura Johnson (EUA)

Miguel Pupo avança em segundo lugar em sua bateria da repescagem e segue firme na disputa em El Salvador. Foto: WSL / Emma Sharon

Edgard Groggia é eliminado na repescagem em Punta Roca. Foto: WSL / Aaron Hughes
Previsão das ondas
O sábado (5) será um dos dias mais fracos da janela, com séries de 2 a 4 pés. O domingo (6) traz leve melhora, com ondas de 3 a 4 pés. A segunda (7) e a terça (8) devem ter ondas mais consistentes, com séries de até 4 pés ou mais.
O destaque fica para os dias 10 a 12 de abril, quando um swell sólido deve atingir Punta Roca, prometendo as maiores ondas da temporada até agora.
Próxima chamada
- Sábado, às 9h15 (horário de Brasília), com tentativa de início às 9h33
As condições serão checadas no início da manhã, mas as chances de baterias rolarem ainda são consideradas baixas. Caso o campeonato avance, a tendência é começar pelas oitavas de final do feminino, com o Round 3 masculino ficando em espera.
Seguimos acompanhando tudo diretamente de Punta Roca. Qualquer novidade, você vê primeiro aqui na AOS Mídia e no nosso canal exclusivo de notícias:
AOS Mídia no WhatsApp – já somos mais de 3.500 seguidores por lá.