Conecte-se conosco

Competições

WSL aumenta vagas para as mulheres no Tour

World Surf League (WSL) anuncia aumento do número de competidoras no Tour feminino de 18 para 24 surfistas a partir de 2026.

Publicado

em

A campeã mundial Caitlin Simmers botando pra baixo em Pipeline (Crédito da Foto: @WSL / Brent Bielmann)

A campeã mundial Caitlin Simmers botando pra baixo em Pipeline (Crédito da Foto: WSL / Brent Bielmann)

A World Surf League (WSL) está anunciando hoje um aumento na elite feminina do Championship Tour (CT) a partir da temporada 2026. Cada etapa passará a ser disputada por 24 surfistas e 2025 será o último ano com 18 participantes. Impulsionado pelas incríveis performances do surfe feminino e com o compromisso de apoiar a constante evolução da categoria, a mudança visa oferecer oportunidades para mais surfistas competirem no nível mais alto do esporte no mundo.

Esse acréscimo na elite do CT, foi motivado por essa progressão e mais 6 atletas terão a chance de mostrar seus talentos no seleto grupo das melhores do mundo. Com o novo formato, a elite feminina de 2026 será formada pelas 14 primeiras colocadas no ranking do CT 2025 e o Challenger Series passará a classificar 7 surfistas. A lista das 24 participantes em cada etapa, será completada por duas convidadas (wildcards) pela WSL para a temporada e uma indicada pela organização de cada evento.

“Fico muito feliz em ver os números crescerem”, disse Caitlin Simmers, campeã mundial de 2024. “O surfe feminino é muito especial. E quero ver cada vez mais e acho que muitas outras pessoas também. Estou realmente ansiosa para ter mais amigas minhas no CT. Acho que o mundo merece ver o quão épico é o surfe delas e quanto forte elas surfam. Estou muito feliz que elas terão mais oportunidades de tentar entrar no Tour”.

“Esta é uma ótima notícia! É um sinal dos tempos e reflete a profundidade de talentos dentro do surfe feminino”, analisa a octacampeã mundial, Stephanie Gilmore. “Eu me surpreendo constantemente com a progressão das meninas e grande número de mulheres surfando ao redor do mundo. O futuro é brilhante”.

“Estou muito contente em saber que mais mulheres estarão no CT”, disse Caroline Marks, campeã mundial da WSL em 2023 e medalhista de ouro nos Jogos Olímpicos de Paris 2024. “Minha primeira vitória foi também a primeira etapa com igualdade na premiação, o que foi um grande passo à frente. Também é legal pensar que, assim como eu pude iniciar minha carreira sem ter que me preocupar com prêmios iguais, as futuras gerações terão uma chance muito maior de poder participar do CT e viver seus sonhos, sabendo que haverá um lugar para elas também”.

A experiente Sally Fitzgibbons, que já completou 15 temporadas no CT, também elogiou o acréscimo na elite feminina: “Eu não poderia estar mais orgulhosa em ver onde o nível do surfe feminino está chegando. Aumentar o número de surfistas era o próximo passo lógico nessa progressão. Em todo o mundo, as mulheres vêm se destacando cada vez que entram no mar e estamos vendo baterias intensas e grandes rivalidades no Tour. É isso o que todo mundo quer ver e estou muito feliz que já esteja acontecendo”.

Desde 2013, a WSL tem apoiado o incrível progresso do surfe feminino, melhorando e aumentando os locais dos eventos em todas as categorias. Em 2019, igualou a premiação das mulheres com as dos homens e em 2022 implantou um calendário combinado para elas competirem nas mesmas ondas do CT masculino. Este aumento de 6 surfistas na elite agora, reforça a dedicação e compromisso da WSL, em criar mais oportunidades para o surgimento de novos talentos no surfe feminino.

Em 2025, as etapas continuarão sendo disputadas por 18 surfistas, as top-10 do CT 2024, as 5 classificadas pelo Challenger Series e 2 convidadas pela WSL para a temporada, além de uma convidada por cada evento. O WSL Championship Tour 2025 vai começar em 27 de janeiro no templo sagrado do esporte, Banzai Pipeline, no North Shore da ilha de Oahu, no Havaí.

CALENDÁRIO DO WSL CHAMPIONSHIP TOUR 2025:
1.a etapa: Jan 27-08 Fev – Banzai Pipeline, Havaí, Estados Unidos
2.a: Fev 14-16 – Surf Abu Dhabi, Abu Dhabi, Emirados Árabes Unidos
3.a: Mar 15-25 – Supertubos, Peniche, Portugal
4.a: Abr 02-12 – Punta Roca, La Libertad, El Salvador
5.a: Abr 18-28 – Bells Beach, Victoria, Austrália
6.a: Mai 03-13 – Snapper Rocks, Queensland, Austrália
7.a:  Mai 17-27 – Margaret River, Western Australia, Austrália
——–corte da elite do meio da temporada
8.a: Jun 09-17 – Lower Trestles, San Clemente, Califórnia, Estados Unidos
9.a: Jun 21-29 – Vivo Rio Pro apresentado por Corona em Saquarema
10.a: Jul 11-20 – Jeffreys Bay, Eastern Cape, África do Sul
11.a: Ago 07-16 – Teahupo´o, Tahiti, Polinésia Francesa
——–definição dos top-5 e das top-5 para o WSL Finals
12.a: Ago 27-04 Set – WSL Finals em Cloudbreak, Fiji

TOP-17 DO CT FEMININO 2025:
CT 1-Caitlin Simmers (EUA)
CT 2-Caroline Marks (EUA)
CT 3-Tatiana Weston-Webb (BRA)
CT 4-Brisa Hennessy (CRC)
CT 5-Molly Picklum (AUS)
CT 6-Johanne Defay (FRA)
CT 7-Gabriela Bryan (HAV)
CT 8-Sawyer Lindblad (EUA)
CT 9-Bettylou Sakura-Johnson (HAV)
CT 10-Tyler Wright (AUS)
Wildcard WSL-Stephanie Gilmore (AUS)
Wildcard WSL-Lakey Peterson (EUA)
CS 1-Sally Fitzgibbons (AUS)
CS 2-Bella Kenworthy (EUA)
CS 3-Isabella Nichols (AUS)
CS 4-Erin Brooks (CAN)
CS 5-Vahine Fierro (FRA)

TOP-34 DO CT MASCULINO 2025:
CT 01-John John Florence (HAV)
CT 02-Italo Ferreira (BRA)
CT 03-Griffin Colapinto (EUA)
CT 04-Jack Robinson (AUS)
CT 05-Ethan Ewing (AUS)
CT 06-Yago Dora (BRA)
CT 07-Gabriel Medina (BRA)

CT 08-Jordy Smith (AFR)
CT 09-Rio Waida (IDN)
CT 10-Crosby Colapinto (EUA)
CT 11-Jake Marshall (EUA)
CT 12-Ramzi Boukhiam (MAR)
CT 13-Ryan Callinan (AUS)
CT 14-Barron Mamiya (HAV)
CT 15-Cole Houshmand (EUA)
CT 16-Connor O´Leary (JPN)
CT 17-Kanoa Igarashi (JPN)
CT 18-Imaikalani deVault (HAV)
CT 19-Seth Moniz (HAV)
CT 20-Matthew McGillivray (AFR)
CT 21-Liam O´Brien (AUS)
CT 22-Leonardo Fioravanti (ITA)
Wildcard WSL-Filipe Toledo (BRA)
Wildcard WSL-João Chianca (BRA)
CS 1-Samuel Pupo (BRA)
CS 2-Ian Gouveia (BRA)

CS 3-Marco Mignot (FRA)
CS 4-Alejo Muniz (BRA)
CS 5-Deivid Silva (BRA)
CS 6-Miguel Pupo (BRA)

CS 7-Joel Vaughan (AUS)
CS 8-George Pittar (AUS)
CS 9-Edgard Groggia (BRA)
CS 10-Jackson Bunch (HAV)

 

View this post on Instagram

 

A post shared by AOS Mídia (@aosmidia_)

Continue Lendo
Clique para comentar

Deixe uma Resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Brasil

Douglas Silva conquista o título brasileiro no Dream Tour Rio

Douglas Silva, de Pernambuco, é o campeão brasileiro de surfe de 2024. O título foi decidido na etapa final do Dream Tour, em São Conrado.

Publicado

em

Douglas Silva, I ♥ PRIO Dream Tour Rio/RJ, São Conrado (RJ), Circuito Brasileiro de Surf 2024, Confederação Brasileira de Surf (CBSurf). Foto: David Castro

Douglas Silva comemora o título brasileiro no I ♥ PRIO Dream Tour Rio/RJ em São Conrado (RJ). Foto: David Castro

O pernambucano Douglas Silva, de 26 anos, sagrou-se campeão brasileiro de surfe profissional nesta sexta-feira (29), durante a última etapa do I ♥ PRIO Dream Tour Rio/RJ, realizada na praia de São Conrado. A vitória foi garantida após a eliminação de Wesley Leite nas oitavas de final, consolidando a pontuação necessária para que Dodô, como é conhecido, alcançasse o tão sonhado título nacional.

Douglas, que é local da Baía de Maracaípe, em Ipojuca (PE), comemorou a conquista de seu primeiro título brasileiro. “A ficha ainda não caiu. É algo que eu almejava muito. Quero agradecer à minha família, aos meus patrocinadores e a todos que torceram por mim nesta jornada”, disse emocionado o atleta, que venceu a terceira etapa do circuito em São Francisco do Sul e figurava entre os cinco melhores do ranking.

Rickson Falcão, I ♥ PRIO Dream Tour Rio/RJ, São Conrado (RJ), Circuito Brasileiro de Surf 2024, Confederação Brasileira de Surf (CBSurf). Foto: David Castro

Rickson Falcão tem mais uma atuação brilhante em São Conrado. Foto: David Castro

Destaques do dia

Além da coroação de Douglas, o dia foi marcado por uma performance brilhante do jovem Rickson Falcão, de 17 anos, wildcard da etapa. O atleta anotou a maior nota do campeonato (9.0) em uma bateria eletrizante contra Amando Tenório, destacando o alto nível das disputas no Dream Tour.

Na parte da tarde, a praia de São Conrado recebeu o Dream Tour das Comunidades, uma ação social que reuniu crianças de projetos locais e atletas profissionais em uma competição no formato de revezamento (tag team). A iniciativa, promovida pelo Instituto Aegea, evidenciou o papel transformador do surfe em comunidades cariocas.

Douglas Silva, I ♥ PRIO Dream Tour Rio/RJ, São Conrado (RJ), Circuito Brasileiro de Surf 2024, Confederação Brasileira de Surf (CBSurf). Foto: David Castro

O novo campeão brasileiro Douglas Silva tem 26 anos e é local da Baía de Maracaípe, em Porto de Galinhas (PE). Foto: David Castro

Próximas atividades e transmissão ao vivo

A competição continua neste sábado (30), com as definições dos títulos da etapa e do circuito feminino. A programação inclui:

  • Sonho Azul: Mutirão de limpeza de praia (8h30 às 11h).
  • Oficina de Live Painting: Atividade interativa com a artista Di Couto (10h às 15h).
  • Sunset Corona: Experiência com DJ à beira-mar (16h às 18h).

O campeonato é transmitido ao vivo no canal CBSurfPLAY no YouTube, com as semifinais e finais exibidas pelo sportv.

O I ♥ PRIO Dream Tour Rio/RJ é apresentado pela PRIO, com patrocínios de Corona Cero, Instituto Aegea e Gerdau, e apoio de Estácio, OceanPact e Instituto Yduqs, promovendo a retomada da elite do surfe nacional pela CBSurf e Dream Factory.

 

View this post on Instagram

 

A post shared by AOS Mídia (@aosmidia_)

Continue Lendo

Brasil

Dream Tour Rio define fases decisivas em São Conrado

Dream Tour Rio/RJ avança com disputas emocionantes em São Conrado, definindo as oitavas de final masculinas e as quartas de final femininas.

Publicado

em

Douglas Silva, I ♥ PRIO Dream Tour Rio/RJ, São Conrado (RJ), Circuito Brasileiro de Surf 2024, Confederação Brasileira de Surf (CBSurf). Foto: David Castro

Douglas Silva ganha força na corrida pelo título do Dream Tour 2024. Foto: David Castro

O terceiro dia de competições do I ♥ PRIO Dream Tour Rio/RJ foi marcado por disputas acirradas, mudanças no cenário do ranking e grandes performances, tanto no masculino quanto no feminino. O evento, que ocorre na praia de São Conrado, no Rio de Janeiro, é a principal competição da Confederação Brasileira de Surf (CBSurf) e tem definido os rumos do título brasileiro de 2024.

Destaques do Masculino no Dream Tour Rio

A quinta-feira (28) começou com as baterias masculinas, e o pernambucano Douglas Silva garantiu sua vaga nas oitavas de final após derrotar o catarinense Heitor Alves, somando 10.43 pontos. Douglas celebra o bom momento na competição:

“Comecei o ano com dificuldades, mas as coisas estão melhorando. Agora é manter a cabeça no lugar e acompanhar os resultados.”

Rickson Falcão, I ♥ PRIO Dream Tour Rio/RJ, São Conrado (RJ), Circuito Brasileiro de Surf 2024, Confederação Brasileira de Surf (CBSurf). Foto: David Castro

Rickson Falcão derruba o líder do ranking masculino, Edgard Groggia. Foto: David Castro

Em uma das baterias mais emocionantes, o wildcard Rickson Falcão, de apenas 16 anos, eliminou o santista Edgard Groggia, que sofreu uma interferência decisiva. Rickson, atleta de Saquarema, destacou a importância de manter o foco:

“Ganhar com interferência não é ideal, mas fiz meu trabalho. Agora vou seguir firme nas próximas baterias.”

Outro destaque foi Wesley Leite, de Ubatuba, que superou Jonathan Santos e entrou na disputa direta pelo título brasileiro.

Tainá Hinckel, I ♥ PRIO Dream Tour Rio/RJ, São Conrado (RJ), Circuito Brasileiro de Surf 2024, Confederação Brasileira de Surf (CBSurf). Foto: David Castro

Tainá Hinckel elimina a seis vezes campeã brasileira Silvana Lima. Foto: David Castro

Definições no Feminino

No feminino, a atual campeã brasileira Tainá Hinckel eliminou a hexacampeã Silvana Lima, com uma somatória de 13.17 pontos, garantindo sua vaga nas quartas de final. Apesar de não estar na briga pelo título, Tainá busca encerrar a temporada com chave de ouro:

“Quero dar meu melhor nesse último evento do ano. Estou feliz por avançar, mesmo com condições desafiadoras.”

Laura Raupp, a única atleta ainda capaz de superar Juliana dos Santos no ranking, venceu a wildcard Maria Eduarda e segue viva na disputa pelo título. A catarinense precisa vencer a etapa para conquistar o campeonato:

“Agora tudo depende de mim. Estou animada para as próximas baterias e quero mostrar o melhor do meu surfe.”

Laura Raupp, I ♥ PRIO Dream Tour Rio/RJ, São Conrado (RJ), Circuito Brasileiro de Surf 2024, Confederação Brasileira de Surf (CBSurf). Foto: David Castro

Laura Raupp segue em busca da taça do Circuito. Foto: David Castro

Próximos passos e atrações do Dream Tour

As competições continuam nesta sexta-feira (29), com as fases decisivas no masculino e feminino. Além das disputas, o evento conta com uma série de ativações, como o Sonho Azul, o campeonato Dream Tour das Comunidades, a experiência Sunset Corona e oficinas de live painting, entre outras atividades.

O I ♥ PRIO Dream Tour é transmitido ao vivo pelo canal CBSurfPLAY no YouTube e pelo sportv a partir das semifinais.

Para mais informações, acompanhe @dreamtoursurf no Instagram ou visite o site oficial da CBSurf.org.br.

Continue Lendo

CBSurf

Julia Santos e Lucas Catapam brilham em São Conrado

Confira os destaques do segundo dia do I ♥ PRIO Dream Tour em São Conrado, com vitórias de Julia Santos e Lucas Catapam.

Publicado

em

I ♥ PRIO Dream Tour Rio/RJ, São Conrado (RJ), Circuito Brasileiro de Surf 2024, Confederação Brasileira de Surf (CBSurf). Foto: David Castro

I ♥ PRIO Dream Tour Rio/RJ tem segundo dia recheado de emoções em São Conrado. Foto: David Castro

O segundo dia de competições do I ♥ PRIO Dream Tour Rio/RJ, realizado na Praia de São Conrado, manteve a temperatura alta tanto dentro quanto fora do mar. O evento, que é a principal divisão da Confederação Brasileira de Surf (CBSurf), avançou com as baterias femininas da segunda fase e os primeiros confrontos homem a homem na competição masculina.

Baterias Femininas Definem Avançadas

Na primeira bateria do dia, Julia Santos, representante da Baixada Santista, superou adversárias de peso, como a jovem wildcard baiana Maria Eduarda e a líder do ranking, Juliana dos Santos, do Ceará. Julia somou 9.76 pontos e avançou junto com Maria Eduarda, que obteve 8.0. Juliana, por sua vez, aguarda os resultados finais para confirmar sua posição no ranking brasileiro.

“Estava em um campeonato exaustivo em Torres, mas sigo motivada. Essa vitória me traz confiança para encarar os desafios e mostrar minha evolução no surfe. Momentos difíceis nos deixam mais fortes”, comentou Julia após sua vitória.

Julia Santos, I ♥ PRIO Dream Tour Rio/RJ, São Conrado (RJ), Circuito Brasileiro de Surf 2024, Confederação Brasileira de Surf (CBSurf). Foto: David Castro

Julia Santos é destaque na categoria feminina em São Conrado. Foto: David Castro

Destaque Masculino: Lucas Catapam

Na competição masculina, o paranaense Lucas Catapam foi o grande destaque ao eliminar o paulista Marcos Correa, um dos atletas no top 5 do ranking do circuito. Lucas avançou para as oitavas de final, mostrando resiliência ao surfar sem patrocínio de bico.

“Estar aqui no Dream Tour já é uma conquista. Cada oportunidade é valiosa para eu dar meu melhor, e vencer essa bateria foi muito especial”, celebrou Lucas.

Após a quinta bateria masculina, as condições do mar pioraram, e a direção do evento optou por suspender as atividades até a manhã de quinta-feira (28). A próxima chamada será às 7h30, com previsão de início às 8h para o Round 2 masculino.

Lucas Catapam, I ♥ PRIO Dream Tour Rio/RJ, São Conrado (RJ), Circuito Brasileiro de Surf 2024, Confederação Brasileira de Surf (CBSurf). Foto: David Castro

Lucas Catapam rouba a cena entre os homens. Foto: David Castro

Programação Cultural e Sustentável em São Conrado

Além das competições, o Dream Tour traz uma série de ativações que combinam esporte, cultura e sustentabilidade:

Sonho Azul

  • Mutirão de limpeza de praia em parceria com o Instituto AEGEA e outras instituições.
  • Data: 30/11 | Horário: 8h30 às 11h

Dream Tour das Comunidades

  • Competição paralela com equipes mistas de profissionais e amadores de projetos sociais locais.
  • Data: A definir

Sunset Corona

  • Música ao vivo e ambientação exclusiva à beira-mar.
  • Datas: 29 e 30/11 | Horário: 16h às 18h

Oficina de Live Painting

  • Arte interativa com a artista Di Couto.
  • Data: 30/11 | Horário: 10h às 15h

Ativação Estácio

  • Tenda com atividades e brindes para o público durante o campeonato.

Estação de Previsão Meteoceanográfica

  • Dados em tempo real sobre as condições do mar, fornecidos pela OceanPact.

Acompanhe as Emoções do Dream Tour

O Dream Tour, apresentado pela PRIO, com apoio de grandes marcas como Corona Cero e Instituto AEGEA, está sendo transmitido ao vivo no canal CBSurfPLAY no YouTube e terá cobertura do sportv nas semifinais e finais.

Para mais informações, siga @dreamtoursurf no Instagram ou acesse o site oficial da CBSurf em CBSurf.org.br.

Continue Lendo

Bombando

Você não pode copiar conteúdos deste site.